PROJETO DE LEI: 083/2025

Informações da matéria
Autor: FRANCISCO LAERTI CARNEIRO CAVALCANTE
Data: 27/05/2025
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE ESCUTA PROTEGIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, EM CONSONÂNCIA COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE, GARANTINDO ATENDIMENTO HUMANIZADO E PROTEGIDO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

Cuidar das nossas crianças e adolescentes é, antes de tudo, um dever de toda a sociedade, especialmente do Poder Público. Este Projeto de Lei nasce da necessidade urgente de garantir que meninos e meninas vítimas ou testemunhas de violência sejam ouvidos de forma acolhedora, protegida e segura, sem que precisem reviver a dor e o trauma em sucessivos relatos.

A proposta encontra respaldo na Lei Federal nº 13.431/2017, no Decreto Federal nº 9.603/2018, no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) e no Decreto Municipal nº 2.438/2020, que juntos estabelecem o direito de crianças e adolescentes serem atendidos de forma humanizada, com absoluta prioridade, proteção integral e livre de qualquer forma de revitimização.

Infelizmente, muitas dessas vítimas, além de enfrentarem situações extremamente traumáticas, ainda passam pelo sofrimento de ter que repetir suas histórias, sem preparo adequado dos espaços e dos profissionais. Este projeto vem para mudar essa realidade no nosso município, fortalecendo a rede de proteção e garantindo que o acolhimento aconteça com respeito, empatia e dignidade.

Importante destacar que a proposta não gera custos ao município, pois utiliza os espaços, os profissionais e os equipamentos já existentes, exigindo apenas organização, capacitação e compromisso.

Portanto, mais que cumprir a lei, estamos aqui reafirmando um compromisso: proteger, cuidar e oferecer às nossas crianças e adolescentes um futuro mais seguro, digno e livre da violência. Diante disso, solicitamos o apoio dos nobres vereadores na aprovação deste Projeto, que representa um avanço significativo para a proteção da infância em nosso município.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
27/05/2025 09:45:24 SOLICITAÇÃO 
AGENTE: FRANCISCO LAERTI CARNEIRO CAVALCANTE
ENVIADO(A)   
27/05/2025 10:26:55 PROTOCOLO LEGISLATIVO  EM TRAMITAÇÃO   
27/05/2025 17:00:00 LEITURA  29ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL - 27/05/2025 - PEQUENO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
28/05/2025 09:00:00 ENVIADO PARA PRESIDÊNCIA  AGUARDANDO DESPACHO DA PRESIDÊNCIA   
03/06/2025 09:30:00 ENVIADO PARA COMISSÕES 
COMISSÃO: COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO
EM TRAMITAÇÃO  Aguardando Parecer das Comissões. 
15/08/2025 11:44:00 RETORNO DAS COMISSÕES 
COMISSÃO: COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO
ARQUIVADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PASTOR LAERTI

2º VICE-PRESIDENTE

MDB

Autor

Informações dos documentos originais vinculados
Data Descrição Resumo Tipo Ações

15/08/2025

RELATÓRIO: 101/2025

Projeto de Lei nº 83/2025 - Dispõe sobre a implantação dos procedimentos de escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência no âmbito do Município de Sobral, em consonância com a legislação vigente, garantindo atendimento humanizado e protegido, e dá outras providências.

Matérias

15/08/2025

PARECER DA COMISSÃO: 102/2025

Projeto de Lei: 83/2025 - Dispõe sobre a implantação dos procedimentos de escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência no âmbito do Município de Sobral, em consonância com a legislação vigente, garantindo atendimento humanizado e protegido, e dá outras providências.

Matérias

Corpo da matéria

O VEREADOR SUBSCRITO, NO USO DE ATRIBUIÇÕES LEGAIS, VEM APRESENTAR O SEGUINTE PROJETO DE LEI:

ART. 1º FICA INSTITUÍDO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, O PROCEDIMENTO DA ESCUTA PROTEGIDA, DESTINADO A GARANTIR UM ATENDIMENTO ACOLHEDOR, HUMANIZADO E SEGURO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE QUALQUER FORMA DE VIOLÊNCIA, ESPECIALMENTE VIOLÊNCIA SEXUAL, EM CONSONÂNCIA COM OS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES ESTABELECIDOS NA LEI FEDERAL Nº 13.431/2017, NO DECRETO FEDERAL Nº 9.603/2018 E NO DECRETO MUNICIPAL Nº 2.438/2020.

ART. 2º O PRESENTE PROJETO DE LEI TEM POR FINALIDADE:

§1º ASSEGURAR QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS OU TESTEMUNHAS DE VIOLÊNCIA RECEBAM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, CUIDADOSO, PROTEGIDO E RESPEITOSO.

§2º GARANTIR QUE O RELATO DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE OCORRA:

I UMA ÚNICA VEZ, NO ÂMBITO DA REDE DE PROTEÇÃO, EVITANDO REVITIMIZAÇÃO;

II EM AMBIENTE ACOLHEDOR, RESERVADO E ADEQUADO, UTILIZANDO-SE DA INFRAESTRUTURA JÁ EXISTENTE, SEM GERAÇÃO DE CUSTOS ADICIONAIS AO MUNICÍPIO;

III POR PROFISSIONAL CAPACITADO, RESPEITANDO OS PRINCÍPIOS DA PROTEÇÃO INTEGRAL, DA PRIORIDADE ABSOLUTA E DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

§3º PREVENIR A REVITIMIZAÇÃO, REDUZINDO OS DANOS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICOS DECORRENTES DA VIOLÊNCIA E DO PROCESSO DE ATENDIMENTO.

ART. 3º A IMPLEMENTAÇÃO DA ESCUTA PROTEGIDA OCORRERÁ DE FORMA ARTICULADA COM OS INSTRUMENTOS DE GESTÃO E GOVERNANÇA DA REDE DE PROTEÇÃO ESTABELECIDOS PELO DECRETO MUNICIPAL Nº 2.438/2020, OBSERVANDO-SE:

§1º O ATENDIMENTO OCORRERÁ PRIORITARIAMENTE NOS SEGUINTES EQUIPAMENTOS PÚBLICOS:

I CENTROS DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CREAS;

II CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS;

III UNIDADES DE SAÚDE;

IV ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL;

V OUTROS ESPAÇOS DA REDE DE PROTEÇÃO, CONFORME NECESSIDADE E DISPONIBILIDADE.

§2º O PROCEDIMENTO SERÁ REALIZADO SEM CRIAÇÃO DE NOVOS CARGOS, ESTRUTURAS OU DESPESAS, UTILIZANDO-SE DOS PROFISSIONAIS E ESPAÇOS JÁ EXISTENTES.

§3º O CONSELHO TUTELAR DEVERÁ SER FORMALMENTE COMUNICADO E ACOMPANHAR TODOS OS PROCEDIMENTOS, ZELANDO PELA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

§4º O PODER PÚBLICO MUNICIPAL PODERÁ FORMALIZAR PARCERIAS COM:

I MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA, PODER JUDICIÁRIO E DEMAIS ÓRGÃOS DO SISTEMA DE JUSTIÇA;

II CONSELHOS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHOS TUTELARES;

III UNIVERSIDADES, INSTITUIÇÕES DE ENSINO, CENTROS DE PESQUISA E ENTIDADES PÚBLICAS OU PRIVADAS QUE COLABOREM COM AÇÕES DE PROTEÇÃO E CAPACITAÇÃO.

ART. 4º ESTE PROJETO DE LEI É COMPLEMENTAR E CONVERGENTE COM O DECRETO MUNICIPAL Nº 2.438/2020 E TEM COMO OBJETO ESPECÍFICO:

I NORMATIZAR E OPERACIONALIZAR O PROCEDIMENTO DA ESCUTA PROTEGIDA;

II ASSEGURAR QUE A ESCUTA PROTEGIDA SE TORNE POLÍTICA PÚBLICA PERMANENTE, COM FORÇA DE LEI NO MUNICÍPIO.

ART. 5º A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS SERÁ GARANTIDA PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, OBSERVANDO:

§1º A FORMAÇÃO OCORRERÁ:

A) ANTES DO INÍCIO DA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS;

B) DE FORMA CONTÍNUA E PERMANENTE, COM ATUALIZAÇÃO PERIÓDICA DOS PROTOCOLOS.

§2º SERÃO PRIORIZADOS OS SEGUINTES TEMAS:

A) DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;

B) ATENDIMENTO HUMANIZADO;

C) TÉCNICAS DE ESCUTA ESPECIALIZADA;

D) SUPORTE PSICOSSOCIAL ÀS VÍTIMAS E SUAS FAMÍLIAS;

E) FLUXO DE ATENDIMENTO INTERSETORIAL.

§3º A CAPACITAÇÃO ENVOLVERÁ PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DE:

I ASSISTÊNCIA SOCIAL;

II SAÚDE;

III EDUCAÇÃO;

IV CONSELHO TUTELAR;

V SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL, QUANDO HOUVER.

§4º SERÁ CONSIDERADO PROFISSIONAL CAPACITADO AQUELE QUE CONCLUIR CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA, DEVIDAMENTE CERTIFICADA E REGISTRADA JUNTO AO COMITÊ DE GESTÃO DA REDE DE PROTEÇÃO.

ART. 6º O PROCEDIMENTO DA ESCUTA PROTEGIDA OBSERVARÁ OS SEGUINTES PARÂMETROS:

§1º SEGUIRÁ METODOLOGIA PAUTADA EM PRINCÍPIOS DE PROTEÇÃO INTEGRAL, ABORDAGEM HUMANIZADA, ESCUTA ATIVA, EM ESPAÇOS PREVIAMENTE DEFINIDOS.

§2º SERÁ CONDUZIDO POR PROFISSIONAL HABILITADO E CAPACITADO.

§3º O RELATO COLHIDO TERÁ FINALIDADE:

I EXCLUSIVAMENTE DE PROTEÇÃO, INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL E DEFINIÇÃO DE MEDIDAS PROTETIVAS;

II NÃO TERÁ CARÁTER INVESTIGATIVO OU JUDICIAL, SENDO QUE, QUANDO NECESSÁRIO À RESPONSABILIZAÇÃO PENAL OU CIVIL, CABERÁ AO SISTEMA DE JUSTIÇA, POR MEIO DO DEPOIMENTO ESPECIAL, CONFORME LEGISLAÇÃO FEDERAL.

ART. 7º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO PRAZO MÁXIMO DE 90 (NOVENTA) DIAS, ESTABELECENDO:

I O FLUXO DE ATENDIMENTO E ENCAMINHAMENTO DOS CASOS;

II AS ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DE CADA ÓRGÃO DA REDE;

III A PADRONIZAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E DOS RECURSOS;

IV A METODOLOGIA DE ACOMPANHAMENTO DOS CASOS;

V O CRONOGRAMA DAS CAPACITAÇÕES.

ART. 8º A EXECUÇÃO DESTA LEI NÃO GERA IMPACTO FINANCEIRO, SENDO OPERACIONALIZADA COM OS RECURSOS HUMANOS, FÍSICOS E MATERIAIS JÁ DISPONÍVEIS.

ART. 9º O MUNICÍPIO PODERÁ CELEBRAR CONVÊNIOS E PARCERIAS, PÚBLICAS OU PRIVADAS, NACIONAIS OU INTERNACIONAIS, PARA FORTALECIMENTO DAS AÇÕES PREVISTAS.

ART. 10 ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON