A Câmara Municipal de Sobral, por meio da Procuradoria da Mulher, realizou nesta segunda-feira (25), um Ciclo de Palestras em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. O evento reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e a população em geral no Plenário 05 de Julho.
A programação contou com duas palestras de grande relevância. A primeira, com a temática “Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei!”, foi ministrada por Alyne Cardoso Aragão Dourado, Oficial Investigadora da Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral.
Na sequência, a advogada Dalva Portela Cavalcante Muniz, militante dos direitos das mulheres e coordenadora do Projeto Maria Bonita, conduziu a palestra “Análise social e jurídica da violência doméstica”, destacando a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento a essa realidade.
O evento contou com a presença de autoridades municipais, entre elas a Vice-Prefeita Dra. Imaculada, a primeira-dama e Secretária dos Direitos Humanos e Assistência Social, Dra. Vanessa Braga, a Presidente da Procuradoria da Mulher Sobralense, Micheline Ibiapina, além das vereadoras Fransquinha do Povo, Socorrinha Brasileiro e Karine Ribeiro. Também esteve presente Josiane Mendes, esposa do presidente da Câmara Municipal de Sobral.
De acordo com a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Sobral, o objetivo da iniciativa é ampliar o debate, fortalecer a rede de proteção e reafirmar o compromisso do Legislativo com a defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres.
A atividade integrou a programação do Agosto Lilás, campanha nacional que busca sensibilizar a população sobre a gravidade da violência doméstica e incentivar a denúncia como forma de prevenção e enfrentamento.
A Câmara Municipal de Sobral reafirma seu compromisso em promover iniciativas que fortaleçam a cidadania e assegurem uma sociedade mais justa e igualitária.