Foto:
A Câmara Municipal de Sobral, atendendo ao Requerimento nº 070/2025, de autoria do vereador Francisco Linhares Ponte Júnior, realizou nesta terça-feira (20/05) uma Sessão Especial em homenagem aos 100 anos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
A sessão foi presidida pelo autor da propositura, que também ocupa a presidência da Casa Legislativa. Em seu requerimento, o vereador justificou a homenagem destacando que a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, inaugurada em 25 de maio de 1925, foi idealizada por Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo da Diocese de Sobral. Desde sua fundação, a instituição tem como missão prestar assistência aos mais pobres.
Hospital filantrópico de referência para toda a Zona Norte do Estado do Ceará, a Santa Casa atende a uma população estimada em aproximadamente 1,8 milhão de habitantes, oriundos de 55 municípios. Como instituição sem fins lucrativos e voltada à benemerência, o referido nosocômio mantém seus serviços essencialmente com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), de instituições de ensino que integram seus alunos às atividades do hospital, e por meio de doações da sociedade civil.
A mesa da Sessão contou com a presença da vice-prefeita de Sobral, Dra. Imaculada Dias Adeodato; do Diretor Técnico da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Dr. Lizandro de Andrade Teles; e da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Miclelle Alves Vasconcelos Pontes. Também participaram o Diretor do Hospital Unimed Sobral, Dr. Artur Guimarães; o Assistente Administrativo da Santa Casa, Dr. Severino Queiroz; a gestora da UPA, Yve Burmann Guimarães; o Diretor Administrativo da Santa Casa, Dr. Nícolas Daniel Aguiar; o advogado Dr. Joaquim Acrísio de Aguiar Silva; e a Coordenadora da Atenção Especializada e Hospitalar de Sobral, Regina Aguiar Alves, que ocuparam as cadeiras do Plenário.
Há 10 dias
Há 21 dias
Há 30 dias
Há 35 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?