PROJETO DE LEI: 056/2025

Informações da matéria
Autor: MARIA SOCORRO BRASILEIRO MAGALHÃES
Data: 15/04/2025
Visualizações:
Ementa

INCLUI O DIA 10 DE MAIO, ANIVERSÁRIO DO DISTRITO DE BILHEIRA, NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE.

Justificativa

A inclusão do dia 10 de maio, aniversário do distrito de Bilheira, no calendário oficial do Município de Sobral/CE, é uma forma de reconhecer e valorizar a história e a importância cultural dessa localidade para a cidade. Além disso, a oficialização da data como feriado municipal possibilitará a realização de eventos e celebrações que promovam a integração da comunidade e fortaleçam a identidade local.

O Distrito de Bilheira, passou a ser distrito pelo decreto lei municipal nº 681 de 10 de maio de 2006, antes era localidade de Taperuaba, o nome Bilheira é oriundo do rio Bilheira que passa ao lado da vila, e por que o nome desse rio? segundo os mais velhos um fazendeiro dessa região tinha uma vaca com esse nome (bilheira) e essa vaca teria morrido nas margens desse rio que ficou conhecido como rio Bilheira, e como a primeira casa que hoje é a casa Paroquial foi construída próximo ao rio ficou chamada essa comunidade de Bilheira, e em 04 de janeiro de 1956 foi inaugurada a Capela Nossa Senhora do Livramento. (Obs: a Capela foi construída no local dos currais dos animais e a casa da fazenda era a casa Paroquial hoje), em comemoração ao centenário de nascimento de Ana Maria do Livramento Arruda que nasceu na casa Paroquial mãe do comendador Ananias Arruda, a Capela que foi iniciada após eleição para presidente da república de 03 de outubro de 1955, foi concluída para o dia 04 de janeiro de 1956, foi construída a custa do comendador Ananias Arruda, gastando-se 106.000,00 (cento e seis mil cruzeiros) o Pe. Odilon relatou que não foi procurar planta ele mesmo e que a Capela tudo foi feito pela sua direção, a festa de inauguração foi bem participada, veio um ônibus de Fortaleza com a família Arruda, a inauguração foi procedida por três dias de missões pregada pelo Revmo. Pe. José Arruda, Sobrinho de Dona Livramento, a Capela foi Benta por sua V. Exª. o Sr. Bispo de Sobral Dom José Tupinambá da Frota que aqui chegou no dia três acompanhado de seu secretario o Revmo. Pe. José Palhano Sabóia e o Revmo. Pe. Moésio Nogueira Borges, ex- vigário desta Paróquia, as missões foram auxiliadas por duas Freiras: Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, estiveram presente também o Revmo. Pe. Domingos Vasconcelos, natural desta localidade, e do Sr. Prefeito de Sobral Dr. Paulo de Almeida Sanford, e mais dois Frades e cinco Freiras parentas de Dona Livramento, a festa da inauguração da Capela de Nossa Senhora do Livramento foi ótima e com muita ordem o que agradou a todos, houve um belo movimento espiritual, grande número de caminhões e houve trinta crianças de fizeram a primeira comunhão, a primeira catequista da Capela foi a Sra. Antonia Gomes Pereira (Dona Nega), em 04 de maio de 1985 tivemos a investidura da primeira Ministra da Sagrada Comunhão a Sra. Raimunda do Monte Gomes, em 13 de junho de 2007, iniciou o Movimento do Terço dos Homens em nossa Capela por incentivo do Sr. Novinho Brasileiro Coordenador Paroquial desse movimento, fundadores: Benedito Mendes Monte (fundador e 1° Coordenador) João Felix Gomes, Antonio Janilson Gomes, Regis Alves, Francisco Valdiney Pinto, José Dilson Gomes, Benedito Carneiro, Chico Vaqueiro,Claudio da Janisce, Jr. do Chico Hélio, Paulo do Benedito Laide, Vando vaqueiro do Franzé, Francisco das Chagas Gomes Rocha.

A CE- 362 (Joaquim Barreto Lima), até 1960 era só uma simples estradinha não tinha bueiros e nem aterros. Mais em 1960 iniciou o serviço de aterramento e construção de bueiros, quem coordenou esse serviço foi um Sr. Conhecido como Dobi, ele alugou a casa do Sr. Chico Vito (Cabo Vito) aqui em Bilheira e permaneceu aqui durante todo serviço.

Em 24 de agosto de 1974 foi inaugurada pelo Prefeito José Parente Prado o Grupo Escolar Coronel Araujo Chaves, que leva o nome do doador do terreno, Sr. Araujo Chaves, com duas salas dois banheiros uma pequena cantina e mini depósito da merenda, teve algumas ampliações 1989, o Prefeito Joaquim Barreto Lima teve a sua maior ampliação, foi feito pelo mestre o encarregado da obra, o Sr. Antonio Lisboa que era presidente da Câmara na época o mestre de obra foi o Sr. Zé Coelho, em 1999 passou por uma grande reforma na gestão do Prefeito Cid Gomes depois foi construídas outras salas para trás, o primeiro cuidador foi Sr. José Alves Sena (Zé Lucas) seguido por Dona Raimunda do Monte Gomes, segundo as informações só 1976 foi nomeada a primeira diretora.

O Cemitério São José e depois foi mudado para Cemitério Santa Rosa por conta da primeira pessoa que foi sepultada foi a Dona Rosa Vito, mãe do Cabo Vito, o terreno de 50x50 mts. foi doado pelo Sr. Araújo Chaves na condição de nunca ser cobrado para sepultar ninguém, isso aconteceu na década de 1960, segundo historiador popular Chico Coelho a fixação do Cruzeiro e benção do cemitério foi feito pelo Revmo. Pe. Gonçalo de Pinho Gomes, Vigário Ecônomo da Paróquia Santo Antonio de Aracatiaçú.

A Energia elétrica: Em 30 de Janeiro de 1979 foi inaugurada a energia elétrica na nossa Bilheira o serviço foi iniciada no governo Adauto Bezerra e concluída no governo do Prof. Waldemar Alcântara e o prefeito era Dr. José Euclides Ferreira Gomes.

Comunicação: Em 1993 o Prefeito Dr. Ricardo Barreto Dias trouxe um Posto da TELECEARÁ que funcionou na Escola Cel. Araujo Chaves, os telefonistas eram Vicente Elias Aguiar (gerente), Benedito Mendes Monte, Osmundo Ximenes Sousa, Sulene Rocha Albuquerque teve uma breve passagem como telefonistas, os mensageiros: Valdir Cassimiro, Leona Cassimiro que mandava seu filho Clézio pra lhe substituir.

Diante do exposto, solicito aos nobres pares a aprovação desta propositura.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
15/04/2025 08:00:49 SOLICITAÇÃO 
AGENTE: MARIA SOCORRO BRASILEIRO MAGALHÃES
ENVIADO(A)   
15/04/2025 08:17:05 PROTOCOLO LEGISLATIVO  EM TRAMITAÇÃO   
15/04/2025 17:00:00 LEITURA  18ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL - 15/04/2025 - PEQUENO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
22/04/2025 10:00:00 ENVIADO PARA PRESIDÊNCIA  AGUARDANDO DESPACHO DA PRESIDÊNCIA   
25/04/2025 10:00:00 ENVIADO PARA COMISSÕES 
COMISSÃO: COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO
EM TRAMITAÇÃO  Aguardando Parecer das Comissões. 
12/05/2025 17:00:00 1ª VOTAÇÃO  24ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL - 12/05/2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO  TRAMITADO PELO PRESIDENTE - VOTAÇÃO EM LOTE 
13/05/2025 17:00:00 2ª VOTAÇÃO  25ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL - 13/05/2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO  TRAMITADO PELO PRESIDENTE - VOTAÇÃO EM LOTE 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

SOCORRINHA BRASILEIRO

VEREADOR(A)

PSB

Autor

Informações dos documentos originais vinculados
Data Descrição Resumo Tipo Ações

09/05/2025

RELATÓRIO: 55/2025

Projeto de Lei nº 56/2025 - Inclui o dia 10 de maio, aniversário do distrito de Bilheira, no calendário oficial do Município de Sobral-CE.

Matérias

09/05/2025

PARECER DA COMISSÃO: 56/2025

Projeto de Lei nº 56/2025 - Inclui o dia 10 de maio, aniversário do distrito de Bilheira, no calendário oficial do Município de Sobral-CE.

Matérias

Sessão: 25/2025 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA

Fase: 2ª VOTAÇÃO

Situação: APROVADO

Sessão: 24/2025 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA

Fase: 1ª VOTAÇÃO

Situação: APROVADO

Corpo da matéria

A VEREADORA SIGNATÁRIA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, VEM APRESENTAR O SEGUINTE PROJETO DE LEI:

ART. 1º - FICA INSTITUÍDO NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, O DIA 10 DE MAIO COMO DIA OFICIAL DO ANIVERSÁRIO DO DISTRITO DE BILHEIRA, A SER COMEMORADO ANUALMENTE.

ART. 2º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI.

ART. 3º ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON