PROJETO DE LEI Nº 71 DE 2024, MENSAGEM Nº 1106 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO AO INSTITUTO BRASIL SEM FRONTEIRAS (IBESF), PARA A REALIZAÇÃO DO CIRCUITO CEARENSE DE SKATE/2024 - ETAPA SOBRAL-CE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
24/05/2024 09:00:00 | SOLICITAÇÃO | ENVIADO(A) |
COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO
REFERÊNCIA: PROJETO DE LEI Nº 71/2024, MENSAGEM Nº 1106, DE 13/05/2024.
AUTORIA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO AO INSTITUTO BRASIL SEM FRONTEIRAS (IBESF), PARA A REALIZAÇÃO DO CIRCUITO CEARENSE DE SKATE/2024 - ETAPA SOBRAL-CE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
I – RELATÓRIO
FOI ENCAMINHADO PARA A RELATORIA DA COMISSÃO DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO DESTA CASA LEGISLATIVA, APÓS SER CONCEDIDO O PRAZO PARA EMENDAS. PROCEDEU-SE À ANÁLISE E PARECER DO PROJETO DE LEI Nº 71, MENSAGEM Nº 1106, DE 13 DE MAIO DE 2024, DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE TEM POR ESCOPO AUTORIZAR O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO AO INSTITUTO BRASIL SEM FRONTEIRAS (IBESF), PARA A REALIZAÇÃO DO CIRCUITO CEARENSE DE SKATE/2024 - ETAPA SOBRAL-CE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
É O SUCINTO RELATÓRIO. PASSO A ANÁLISE JURÍDICA.
II - ANÁLISE JURÍDICA
2.1. DA COMPETÊNCIA E INICIATIVA
O PROJETO VERSA SOBRE MATÉRIA DE COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO EM FACE DO INTERESSE LOCAL, ENCONTRANDO AMPARO NO ART. 30, INCISO I DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, ART. 66 INCISO XII, ART. 35 INCISO V, ART. 49 INCISO II DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL E ART. 108, §1º, INCISO II E ART. 158 DO REGIMENTO INTERNO.
ART. 30. COMPETE AOS MUNICÍPIOS:
I - LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL;
(CF DE 1988)
ART. 66 - COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PREFEITO:
XII- CELEBRAR CONVÊNIOS COM ENTIDADES PÚBLICAS OU PRIVADAS PARA A REALIZAÇÃO DE OBJETIVOS DE INTERESSE DO MUNICÍPIO;
ART. 35 - CABE À CÂMARA MUNICIPAL, COM A SANÇÃO DO PREFEITO, LEGISLAR SOBRE MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AO SEGUINTE:
V - CONCESSÃO DE AUXÍLIO E SUBVENÇÕES;
ART. 49. É DA COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO PREFEITO MUNICIPAL A INICIATIVA DAS LEIS QUE:
(...)
II - CONCEDAM SUBVENÇÃO OU AUXÍLIO, OU DE QUALQUER MODO AUMENTEM A DESPESA PÚBLICA MUNICIPAL;
(...)
(LEI ORGÂNICA)
ART. 108 - A INICIATIVA DOS PROJETOS DE LEI CABE A QUALQUER VEREADOR, À MESA, ÀS COMISSÕES DA CÂMARA E O PREFEITO.
§ 1º - SÃO DA COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO PREFEITO O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA E OS QUE:
(...)
II - DISPUSER SOBRE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, MATÉRIA FINANCEIRA, INCLUSIVE TRIBUTÁRIA E ORÇAMENTÁRIA, RESSALVADA A COMPETÊNCIA DA CÂMARA NO QUE SE REFERE À ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS PARA SUAS DOTAÇÕES;
ART. 158 - É DA COMPETÊNCIA DO ÓRGÃO EXECUTIVO A INICIATIVA DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS E DAS QUE ABRAM CRÉDITOS, FIXEM VENCIMENTOS E VANTAGENS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, CONCEDEM SUBVENÇÃO OU AUXÍLIO, OU DE QUALQUER MODO AUTORIZEM, CRIEM OU AUMENTEM A DESPESA PÚBLICA.
(REGIMENTO INTERNO)
TRATA-SE DE PROPOSITURA DE REGIME DE URGÊNCIA DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, CONFORME DISPÕE O ART. 52 E ART. 66, INCISO III DA ORGÂNICA DO MUNICÍPIO.
ART. 52 - O PREFEITO MUNICIPAL PODERÁ SOLICITAR URGÊNCIA NA APRECIAÇÃO DE PROJETOS DE SUA INICIATIVA, CONSIDERADOS RELEVANTES, OS QUAIS DEVERÃO SER APRECIADOS NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS.
ART. 66 - COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PREFEITO:
III - INICIAR O PROCESSO LEGISLATIVO, NA FORMA E NOS CASOS PREVISTOS NESTA LEI ORGÂNICA;
DESTA FORMA, QUANTO À COMPETÊNCIA E INICIATIVA A RELATORIA DA COMISSÃO DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO OPINA PELA TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI EM COMENTO, POR NÃO VERIFICAR QUALQUER VÍCIO DE CARÁTER CONSTITUCIONAL.
2.2. DA LEGISLAÇÃO VIGENTE
A PRESENTE PROPOSITURA TEM POR OBJETIVO CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO AO INSTITUTO BRASIL SEM FRONTEIRAS (IBESF) ATÉ O MONTANTE DE R$ 55.000,00 (CINQUENTA E CINCO MIL REAIS), PARA REALIZAÇÃO DO CIRCUITO CEARENSE DE SKATE/2024 – ETAPA SOBRAL/CE.
ATUALMENTE O SKATE É UMA DAS MODALIDADES ESPORTIVA QUE MAIS CRESCE, NÃO APENAS EM NOSSA CIDADE, MAS TAMBÉM NO MUNDO. DE UM ESPORTE MARGINALIZADO, PASSOU A SER UM SÍMBOLO DO ESPORTE URBANO, SENDO PRATICADO E PRESTIGIADO PRINCIPALMENTE PELO PÚBLICO JOVEM.
A REALIZAÇÃO DO CIRCUITO CEARENSE DE SKATE/2024 – ETAPA SOBRAL/CE TEM O INTUITO DE POSICIONAR A CIDADE DE SOBRAL NO CALENDÁRIO DE REFERÊNCIA NACIONAL PARA A PRÁTICA DO ESPORTE, INCENTIVANDO ATLETAS DA CIDADE, DO ESTADO E DE TODO O BRASIL QUE PARTICIPAM DESTE TIPO DE PROVA, SEJA NO FORMATO DE LINHAS DE 45 SEGUNDOS, JAM SESSION OU OLÍMPICO, DIFUNDINDO ASSIM O ESPORTE, ALARGANDO AS FRONTEIRAS DA CIDADE E ESTIMULANDO OS ATLETAS LOCAIS. ALÉM DISSO, O CAMPEONATO CEARENSE DE SKATE É RECONHECIDO E HOMOLOGADO PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE SKATE.
A NOVA EDIÇÃO DO CIRCUITO CEARENSE DE SKATE/2024 – ETAPA SOBRAL/CE, SERÁ REALIZADA NO PERÍODO DE 29 A 30 DE JUNHO DE 2024 E TERÁ 5 (CINCO) CATEGORIAS EM DISPUTA: MASCULINO - MIRIM, INICIANTE, AMADOR E MÁSTER E FEMININO – ABERTO.
O AUXÍLIO FINANCEIRO SERÁ DESTINADO PARA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO, SENDO A INSTITUTO BRASIL SEM FRONTEIRAS (IBESF) A ÚNICA ASSOCIAÇÃO DO ESTADO HABILITADA E CAPACITADA PARA SUA REALIZAÇÃO, MOTIVO PELO QUAL SE JUSTIFICA O REPASSE DO AUXÍLIO FINANCEIRO DE ATÉ R$ 55.000,00 (CINQUENTA E CINCO MIL REAIS).
2.3. DA TRAMITAÇÃO E VOTAÇÃO
PRELIMINARMENTE, A PROPOSITURA DEVERÁ SER SUBMETIDA AO CRIVO DA COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO, CONFORME DISPÕEM OS ARTIGOS 52 E 53 DO REGIMENTO INTERNO.
ART. 52 - O PARECER E O PRONUNCIAMENTO DA COMISSÃO SOBRE A MATÉRIA SUJEITA A SEU ESTUDO, COM OBSERVÂNCIA AOS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS, CONTADOS OBRIGATORIAMENTE DAS SEGUINTES PARTES:
I - EXPOSIÇÃO DA MATÉRIA EM EXAME;
II - CONCLUSÃO DO RELATOR, TANTO QUANDO POSSÍVEL SINTÉTICA, COM A SUA OPINIÃO SOBRE SE DEVE APROVAR OU REJEITAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, NESTE CASO APRESENTANDO UMA EMENDA SUBSTITUTIVA;
III - DECISÃO DA COMISSÃO COM ASSINATURA DOS MEMBROS QUE VOTARAM A FAVOR E CONTRA.
ART. 53 - OS MEMBROS DA COMISSÃO EMITIRÃO SEU JUÍZO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO RELATOR, MEDIANTE VOTO, TRANSFORMANDO EM PARECER O RELATÓRIO, SOMENTE SE APROVADO PELA MAIORIA DOS MEMBROS DA COMISSÃO.
III – CONCLUSÃO
DIANTE DO EXPOSTO, A RELATORIA DA COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO OPINA PELA POSSIBILIDADE JURÍDICA DA TRAMITAÇÃO, DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 71/2024, TENDO EM VISTA NÃO HAVER QUALQUER EMPECILHO DO PONTO DE VISTA LEGAL E DE CUMPRIR AS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E ÀS EXIGÊNCIAS DA LEGISLAÇÃO INFRACONSTITUCIONAL.
É O RELATÓRIO, SALVO MELHOR JUÍZO.
SOBRAL – ESTADO DO CEARÁ, EM 23 DE MAIO DE 2024.
ROQUE HUDSON URSULINO PONTES
RELATOR
COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO
Qual o seu nível de satisfação com essa página?