RELATÓRIO: 94/2024

Informações da matéria
Autor: COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS JUSTIÇA E REDAÇÃO
Data: 24/05/2024
Visualizações:
Ementa

PROJETO DE LEI Nº 75 DE 2024, MENSAGEM Nº 1110 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ABRIR AO ORÇAMENTO FISCAL DO MUNICÍPIO CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO VALOR DE ATÉ R$ 13.084.817,73 (TREZE MILHÕES, OITENTA E QUATRO MIL, OITOCENTOS E DEZESSETE REAIS E SETENTA E TRÊS CENTAVOS), PARA O FIM QUE INDICA.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
24/05/2024 09:00:00     SOLICITAÇÃO  ENVIADO(A) 
Corpo da matéria



COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO

REFERÊNCIA: PROJETO DE LEI Nº 75/2024, MENSAGEM Nº 1110 DE 13/05/2024.

AUTORIA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL QUE “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ABRIR AO ORÇAMENTO FISCAL DO MUNICÍPIO CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO VALOR DE ATÉ R$ 13.084.817,73 (TREZE MILHÕES, OITENTA E QUATRO MIL, OITOCENTOS E DEZESSETE REAIS E SETENTA E TRÊS CENTAVOS), PARA O FIM QUE INDICA”.

I – RELATÓRIO

FOI ENCAMINHADO PARA A RELATORIA DA COMISSÃO DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO DESTA CASA LEGISLATIVA, APÓS O PRAZO REGIMENTAL PARA EMENDAS. PROCEDEU-SE À ANÁLISE E PARECER DO PROJETO DE LEI Nº 75, MENSAGEM Nº 1110 DE 13 DE MAIO DE 2024, DE AUTORIA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE TEM POR ESCOPO AUTORIZAR O PODER EXECUTIVO A ABRIR AO ORÇAMENTO FISCAL DO MUNICÍPIO CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO VALOR DE ATÉ R$ 13.084.817,73 (TREZE MILHÕES, OITENTA E QUATRO MIL, OITOCENTOS E DEZESSETE REAIS E SETENTA E TRÊS CENTAVOS), PARA O FIM QUE INDICA.

É O SUCINTO RELATÓRIO. PASSO A ANÁLISE JURÍDICA.

II - ANÁLISE JURÍDICA

2.1. DA COMPETÊNCIA E INICIATIVA

O PROJETO VERSA SOBRE MATÉRIA DE COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO EM FACE DO INTERESSE LOCAL, ENCONTRANDO AMPARO NO ART. 30, INCISO I DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA; ART. 35, INCISO III, ART. 123 DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO; ART. 38, INCISO II, ART. 108, §1º, INCISO II E ART. 158 DO REGIMENTO INTERNO.

ART. 30. COMPETE AOS MUNICÍPIOS:

I - LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL;

(CF DE 1988)

ART. 35 - CABE À CÂMARA MUNICIPAL, COM A SANÇÃO DO PREFEITO, LEGISLAR SOBRE MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AO SEGUINTE:

III - ORÇAMENTO ANUAL, PLANO PLURIANUAL, DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, BEM COMO AUTORIZAÇÃO DE ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTARES E ESPECIAIS;

ART. 123 - OS PROJETOS DE LEI RELATIVOS AO PLANO PLURIANUAL, ÀS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, AO ORÇAMENTO ANUAL E AOS CRÉDITOS ADICIONAIS SUPLEMENTARES E ESPECIAIS SERÃO APRECIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL, NA FORMA DO REGIMENTO INTERNO.

(LEI ORGÂNICA)

ART. 38 - SÃO ATRIBUIÇÕES DO PLENÁRIO:

II - VOTAR O ORÇAMENTO ANUAL E PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS, BEM COMO AUTORIZAR A ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES E ESPECIAIS;

ART. 108 - A INICIATIVA DOS PROJETOS DE LEI CABE A QUALQUER VEREADOR, À MESA, ÀS COMISSÕES DA CÂMARA E O PREFEITO.

§ 1º - SÃO DA COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO PREFEITO O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA E OS QUE:

II - DISPUSER SOBRE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, MATÉRIA FINANCEIRA, INCLUSIVE TRIBUTÁRIA E ORÇAMENTÁRIA, RESSALVADA A COMPETÊNCIA DA CÂMARA NO QUE SE REFERE À ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS PARA SUAS DOTAÇÕES;

ART. 158 - É DA COMPETÊNCIA DO ÓRGÃO EXECUTIVO A INICIATIVA DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS E DAS QUE ABRAM CRÉDITOS, FIXEM VENCIMENTOS E VANTAGENS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, CONCEDEM SUBVENÇÃO OU AUXÍLIO, OU DE QUALQUER MODO AUTORIZEM, CRIEM OU AUMENTEM A DESPESA PÚBLICA.

(REGIMENTO INTERNO)

TRATA-SE DE PROPOSITURA DE REGIME DE URGÊNCIA DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, CONFORME DISPÕE O ART. 52 E ART. 66, INCISO III DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.

ART. 52 - O PREFEITO MUNICIPAL PODERÁ SOLICITAR URGÊNCIA NA APRECIAÇÃO DE PROJETOS DE SUA INICIATIVA, CONSIDERADOS RELEVANTES, OS QUAIS DEVERÃO SER APRECIADOS NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS.

ART. 66 - COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PREFEITO:

III - INICIAR O PROCESSO LEGISLATIVO, NA FORMA E NOS CASOS PREVISTOS NESTA LEI ORGÂNICA;

DESTA FORMA, QUANTO À COMPETÊNCIA E INICIATIVA A RELATORIA DA COMISSÃO DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO OPINA PELA TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI EM COMENTO, POR NÃO VERIFICAR QUALQUER VÍCIO DE CARÁTER CONSTITUCIONAL.

2.2. DA LEGISLAÇÃO VIGENTE

O PROJETO DE LEI ORA PROPOSTO VISA ADEQUAR O ORÇAMENTO AOS MAIORES INTERESSES DA ADMINISTRAÇÃO, COM O INTUITO DE CRIAR PROVISÃO DE RECEITA PARA DAR EFETIVIDADE À MELHORIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PRESTADOS À POPULAÇÃO. O CRÉDITO SUPLEMENTAR ORA PROPOSTO DESTINA-SE A FINANCIAR INICIATIVAS VITAIS NA ÁREA DA SAÚDE CONFORME DELINEADO NOS PROJETOS REGISTRADOS:

MAPP Nº 5173 - AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES PARA O HOSPITAL MUNICIPAL ESTEVAM PONTE, TOTALIZANDO R$ 6.595.817,73.

MAPP Nº 5244 - REPASSE DE RECURSOS PARA APOIO DE AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SOBRAL, COM UM VALOR TOTAL DE R$ 6.489.000,00, COMPREENDENDO UM REPASSE ESTADUAL DE R$ 6.300.000,00, REFERENTES AO INCREMENTO TEMPORÁRIO AO CUSTEIO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE.

OS RECURSOS ADICIONAIS SÃO PROVENIENTES DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ COMO PARTE DA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA REDE DE ATENDIMENTO EM SAÚDE DA NOSSA REGIÃO.

NO QUE SE REFERE À TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUANDO VERSA SOBRE AS FINANÇAS PÚBLICAS, EXPRESSA A NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA, PARA A ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTAR.

UM DOS OBJETIVOS DO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO INAUGURADO PELA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988 É EXATAMENTE O DE PERMITIR O CONTROLE SOBRE OS RECURSOS PÚBLICOS E O EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO. TALVEZ POR ISSO, O ARTIGO 167 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL ELENCA VEDAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS QUE, DE ALGUM MODO, NÃO POSSIBILITARIAM ALCANÇAR O CONTROLE DOS RECURSOS OU O EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO.

ART. 167. SÃO VEDADOS:

(...)

V - A ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTAR OU ESPECIAL SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA E SEM INDICAÇÃO DOS RECURSOS CORRESPONDENTES;

A LEI DE N.º 4.320/64, QUE VERSA SOBRE NORMAS GERAIS DE DIREITO FINANCEIRO PARA ELABORAÇÃO E CONTROLE DOS ORÇAMENTOS E BALANÇOS DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DOS MUNICÍPIOS E DO DISTRITO FEDERAL, NÃO MENCIONA A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA. O ART. 41, INCISO I VERSA SOBRE A POSSIBILIDADE DE ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL. TAMBÉM OS ART. 42 E ART. 43, VERSAM SOBRE A AUTORIZAÇÃO DE CRÉDITO SUPLEMENTAR.

ART. 41. OS CRÉDITOS ADICIONAIS CLASSIFICAM-SE EM:

 I - SUPLEMENTARES, OS DESTINADOS A REFÔRÇO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA;

ART. 42. OS CRÉDITOS SUPLEMENTARES E ESPECIAIS SERÃO AUTORIZADOS POR LEI E ABERTOS POR DECRETO EXECUTIVO.

ART. 43. A ABERTURA DOS CRÉDITOS SUPLEMENTARES E ESPECIAIS DEPENDE DA EXISTÊNCIA DE RECURSOS DISPONÍVEIS PARA OCORRER A DESPESA E SERÁ PRECEDIDA DE EXPOSIÇÃO JUSTIFICATIVA.

§ 1º CONSIDERAM-SE RECURSOS PARA O FIM DESTE ARTIGO, DESDE QUE NÃO COMPROMETIDOS:

I - O SUPERÁVIT FINANCEIRO APURADO EM BALANÇO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO ANTERIOR;

(...)

§ 2º ENTENDE-SE POR SUPERÁVIT FINANCEIRO A DIFERENÇA POSITIVA ENTRE O ATIVO FINANCEIRO E O PASSIVO FINANCEIRO, CONJUGANDO-SE, AINDA, OS SALDOS DOS CRÉDITOS ADICIONAIS TRANSFERIDOS E AS OPERAÇÕES DE CREDITO A ELES VINCULADAS.

A LEI COMPLEMENTAR DE N° 101/2000 (LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL), ESTABELECE NORMAS SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS E VOLTADAS A RESPONSABILIDADE FISCAL. NO CAPÍTULO IX, DESTE DIPLOMA LEGAL, CONSTA O TÓPICO REFERENTE À TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO. SOBRE O TEMA, O INCISO I, DO § 1º, DO ART.48.

ART. 48. SÃO INSTRUMENTOS DE TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO FISCAL, AOS QUAIS SERÁ DADA AMPLA DIVULGAÇÃO, INCLUSIVE EM MEIOS ELETRÔNICOS DE ACESSO PÚBLICO: OS PLANOS, ORÇAMENTOS E LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS; AS PRESTAÇÕES DE CONTAS E O RESPECTIVO PARECER PRÉVIO; O RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E O RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL; E AS VERSÕES SIMPLIFICADAS DESSES DOCUMENTOS.

§ 1º A TRANSPARÊNCIA SERÁ ASSEGURADA TAMBÉM MEDIANTE:

I – INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO POPULAR E REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, DURANTE OS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO E DISCUSSÃO DOS PLANOS, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E ORÇAMENTOS; (GRIFO NOSSO)

NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, HÁ DE SE DESTACAR A EXIGÊNCIA DO CUMPRIMENTO DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE, LOGO PARA A CRIAÇÃO DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES, NÃO HÁ A NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA, POIS, O PODER PÚBLICO TEM QUE CUMPRIR O QUE ESTÁ AUTORIZADO E EXIGIDO NA LEI.



2.3. DA TRAMITAÇÃO E VOTAÇÃO

PRELIMINARMENTE, A PROPOSITURA DEVERÁ SER SUBMETIDA AO CRIVO DA COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO, CONFORME DISPÕEM OS ARTIGOS 52 E 53 DO REGIMENTO INTERNO.

ART. 52 - O PARECER E O PRONUNCIAMENTO DA COMISSÃO SOBRE A MATÉRIA SUJEITA A SEU ESTUDO, COM OBSERVÂNCIA AOS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS, CONTADOS OBRIGATORIAMENTE DAS SEGUINTES PARTES:

I - EXPOSIÇÃO DA MATÉRIA EM EXAME;

II - CONCLUSÃO DO RELATOR, TANTO QUANDO POSSÍVEL SINTÉTICA, COM A SUA OPINIÃO SOBRE SE DEVE APROVAR OU REJEITAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, NESTE CASO APRESENTANDO UMA EMENDA SUBSTITUTIVA;

III - DECISÃO DA COMISSÃO COM ASSINATURA DOS MEMBROS QUE VOTARAM A FAVOR E CONTRA.

ART. 53 - OS MEMBROS DA COMISSÃO EMITIRÃO SEU JUÍZO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO RELATOR, MEDIANTE VOTO, TRANSFORMANDO EM PARECER O RELATÓRIO, SOMENTE SE APROVADO PELA MAIORIA DOS MEMBROS DA COMISSÃO.

APÓS A EMISSÃO DO PARECER NA FORMA REGIMENTAL E A POSTERIOR INCLUSÃO NA ORDEM DO DIA, A PROPOSITURA DEVERÁ SER VOTADA EM DUAS DISCUSSÕES E VOTAÇÕES, CONFORME ART. 138 DO REGIMENTO INTERNO.

ART. 138 - OS PROJETOS DE LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES SERÃO SUBMETIDOS A 02 (DUAS) DISCUSSÕES E 02 (DUAS) VOTAÇÕES, EM SESSÕES DIFERENTES.

III – CONCLUSÃO

DIANTE DO EXPOSTO, A RELATORIA DA COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO OPINA PELA POSSIBILIDADE JURÍDICA DA TRAMITAÇÃO, DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 75/2024, TENDO EM VISTA NÃO HAVER QUALQUER EMPECILHO DO PONTO DE VISTA LEGAL, E DE CUMPRIR COM AS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E AS EXIGÊNCIAS DA LEGISLAÇÃO INFRACONSTITUCIONAL.

É O PARECER, SALVO MELHOR JUÍZO.

SOBRAL – ESTADO DO CEARÁ, EM 24 DE MAIO DE 2024.



ROQUE HUDSON URSULINO PONTES

RELATOR

COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO

Qual o seu nível de satisfação com essa página?