PROJETO DE LEI Nº 74 DE 2024, MENSAGEM Nº 1109 - AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ABRIR AO ORÇAMENTO FISCAL DO MUNICÍPIO CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO VALOR DE ATÉ R$ 22.619.540,00 (VINTE E DOIS MILHÕES, SEISCENTOS E DEZENOVE MIL, QUINHENTOS E QUARENTA REAIS), PARA O FIM QUE INDICA.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
24/05/2024 09:00:00 | SOLICITAÇÃO | ENVIADO(A) |
COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO
REFERÊNCIA: PROJETO DE LEI Nº 74/2024, MENSAGEM Nº 1109 DE 13/05/2024.
AUTORIA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL QUE “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A ABRIR AO ORÇAMENTO FISCAL DO MUNICÍPIO CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO VALOR DE ATÉ R$ 22.619.540,00 (VINTE E DOIS MILHÕES, SEISCENTOS E DEZENOVE MIL, QUINHENTOS E QUARENTA REAIS), PARA O FIM QUE INDICA”.
I – RELATÓRIO
FOI ENCAMINHADO PARA A RELATORIA DA COMISSÃO DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO DESTA CASA LEGISLATIVA, APÓS O PRAZO REGIMENTAL PARA EMENDAS. PROCEDEU-SE À ANÁLISE E PARECER DO PROJETO DE LEI Nº 74, MENSAGEM Nº 1109 DE 13 DE MAIO DE 2024, DE AUTORIA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE TEM POR ESCOPO AUTORIZAR O PODER EXECUTIVO A ABRIR AO ORÇAMENTO FISCAL DO MUNICÍPIO CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO VALOR DE ATÉ R$ 22.619.540,00 (VINTE E DOIS MILHÕES, SEISCENTOS E DEZENOVE MIL, QUINHENTOS E QUARENTA REAIS), PARA O FIM QUE INDICA.
É O SUCINTO RELATÓRIO. PASSO A ANÁLISE JURÍDICA.
II - ANÁLISE JURÍDICA
2.1. DA COMPETÊNCIA E INICIATIVA
O PROJETO VERSA SOBRE MATÉRIA DE COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO EM FACE DO INTERESSE LOCAL, ENCONTRANDO AMPARO NO ART. 30, INCISO I DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA; ART. 35, INCISO III, ART. 123 DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO; ART. 38, INCISO II, ART. 108, §1º, INCISO II E ART. 158 DO REGIMENTO INTERNO.
ART. 30. COMPETE AOS MUNICÍPIOS:
I - LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL;
(CF DE 1988)
ART. 35 - CABE À CÂMARA MUNICIPAL, COM A SANÇÃO DO PREFEITO, LEGISLAR SOBRE MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA DO MUNICÍPIO, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE AO SEGUINTE:
III - ORÇAMENTO ANUAL, PLANO PLURIANUAL, DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, BEM COMO AUTORIZAÇÃO DE ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTARES E ESPECIAIS;
ART. 123 - OS PROJETOS DE LEI RELATIVOS AO PLANO PLURIANUAL, ÀS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, AO ORÇAMENTO ANUAL E AOS CRÉDITOS ADICIONAIS SUPLEMENTARES E ESPECIAIS SERÃO APRECIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL, NA FORMA DO REGIMENTO INTERNO.
(LEI ORGÂNICA)
ART. 38 - SÃO ATRIBUIÇÕES DO PLENÁRIO:
II - VOTAR O ORÇAMENTO ANUAL E PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS, BEM COMO AUTORIZAR A ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES E ESPECIAIS;
ART. 108 - A INICIATIVA DOS PROJETOS DE LEI CABE A QUALQUER VEREADOR, À MESA, ÀS COMISSÕES DA CÂMARA E O PREFEITO.
§ 1º - SÃO DA COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO PREFEITO O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA E OS QUE:
II - DISPUSER SOBRE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, MATÉRIA FINANCEIRA, INCLUSIVE TRIBUTÁRIA E ORÇAMENTÁRIA, RESSALVADA A COMPETÊNCIA DA CÂMARA NO QUE SE REFERE À ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS PARA SUAS DOTAÇÕES;
ART. 158 - É DA COMPETÊNCIA DO ÓRGÃO EXECUTIVO A INICIATIVA DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS E DAS QUE ABRAM CRÉDITOS, FIXEM VENCIMENTOS E VANTAGENS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, CONCEDEM SUBVENÇÃO OU AUXÍLIO, OU DE QUALQUER MODO AUTORIZEM, CRIEM OU AUMENTEM A DESPESA PÚBLICA.
(REGIMENTO INTERNO)
TRATA-SE DE PROPOSITURA DE REGIME DE URGÊNCIA DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, CONFORME DISPÕE O ART. 52 E ART. 66, INCISO III DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.
ART. 52 - O PREFEITO MUNICIPAL PODERÁ SOLICITAR URGÊNCIA NA APRECIAÇÃO DE PROJETOS DE SUA INICIATIVA, CONSIDERADOS RELEVANTES, OS QUAIS DEVERÃO SER APRECIADOS NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS.
ART. 66 - COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PREFEITO:
III - INICIAR O PROCESSO LEGISLATIVO, NA FORMA E NOS CASOS PREVISTOS NESTA LEI ORGÂNICA;
DESTA FORMA, QUANTO À COMPETÊNCIA E INICIATIVA A RELATORIA DA COMISSÃO DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO OPINA PELA TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI EM COMENTO, POR NÃO VERIFICAR QUALQUER VÍCIO DE CARÁTER CONSTITUCIONAL.
2.2. DA LEGISLAÇÃO VIGENTE
ESTE PROJETO DE LEI VISA ADEQUAR O ORÇAMENTO PARA ATENDER AOS INTERESSES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, NO SENTIDO DE CRIAR PROVISÃO DE RECEITA, COM O INTUITO DE DAR EFETIVIDADE À MELHORIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PRESTADOS À POPULAÇÃO. COMO CEDIÇO, A CIDADE DE SOBRAL É SEDE DE UMA MACRORREGIÃO DE SAÚDE QUE CONGREGA 55 (CINQUENTA E CINCO) MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ, SENDO RESPONSÁVEL PELO ACOLHIMENTO DE CERCA DE 1.600.000 (UM MILHÃO E SEISCENTOS MIL) USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS).
NESSE SENTIDO, O CRÉDITO SUPLEMENTAR ORA PROPOSTO REFERE-SE ÀS SEGUINTES EMENDAS PARLAMENTARES, CADA UMA COM SEU RESPECTIVO VALOR E OBJETIVO:
• EMENDA Nº 37330006 (DEP. MOSES RODRIGUES) - R$ 1.000.000,00 PARA INCREMENTO TEMPORÁRIO AO CUSTEIO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
• EMENDA Nº 40810015 (SEN. CID GOMES) - R$ 9.500.000,00 PARA INCREMENTO TEMPORÁRIO AO CUSTEIO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
• EMENDA Nº 41470001 (DEP. IDILVAN ALENCAR) - R$ 200.000,00, DESTINADOS AO INCREMENTO TEMPORÁRIO AO CUSTEIO DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL NA SANTA CASA.
• EMENDA Nº 40810004 (SEN. CID GOMES) - R$ 5.500.000,00 DESTINADOS À ATENÇÃO ESPECIALIZADA.
• EMENDA Nº 71070001 (BANCADA DO CEARÁ) – R$ 3.410.328,00 SENDO R$ 2.000.000,00, DESTINADO PARA A SANTA CASA E R$ 1.410.328,00 PARA O HOSPITAL DO CORAÇÃO.
• EMENDA Nº 50410004 (COMISSÃO DE SAÚDE) – R$ 500.000,00 INCREMENTO TEMPORÁRIO AO CUSTEIO DOS SERVIÇOS ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA CUMPRIMENTO DE METAS.
• EMENDA Nº 50410002 (COMISSÃO DE SAÚDE) – R$ 1.000.000,00 INCREMENTO TEMPORÁRIO AO CUSTEIO DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIAL PARA CUMPRIMENTO DE METAS.
• EMENDA Nº 41380004 (SEN. EDUARDO GIRÃO) - R$ 300.000,00 DESTINADO PARA O HOSPITAL DO CORAÇÃO.
• EMENDA Nº 37540017 (DEP. RONALDO MARTINS) - R$ 1.209.212,00 DESTINADO PARA A SANTA CASA.
A PROPOSITURA DESTINA-SE A ASSEGURAR O APRIMORAMENTO CONTÍNUO E EFICAZ DOS SERVIÇOS DE SAÚDE OFERECIDOS AOS CIDADÃOS DE SOBRAL E REGIÃO, FORTALECENDO TANTO A ATENÇÃO PRIMÁRIA E ESPECIALIZADA, QUANTO OS SERVIÇOS HOSPITALARES E AMBULATORIAIS. NO QUE SE REFERE À TRIBUTAÇÃO E ORÇAMENTO, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUANDO VERSA SOBRE AS FINANÇAS PÚBLICAS, EXPRESSA A NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA, PARA A ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTAR.
UM DOS OBJETIVOS DO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO INAUGURADO PELA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988 É EXATAMENTE O DE PERMITIR O CONTROLE SOBRE OS RECURSOS PÚBLICOS E O EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO. TALVEZ POR ISSO, O ARTIGO 167 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL ELENCA VEDAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS QUE, DE ALGUM MODO, NÃO POSSIBILITARIAM ALCANÇAR O CONTROLE DOS RECURSOS OU O EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO.
ART. 167. SÃO VEDADOS:
(...)
V - A ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTAR OU ESPECIAL SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA E SEM INDICAÇÃO DOS RECURSOS CORRESPONDENTES;
A LEI DE N.º 4.320/64, QUE VERSA SOBRE NORMAS GERAIS DE DIREITO FINANCEIRO PARA ELABORAÇÃO E CONTROLE DOS ORÇAMENTOS E BALANÇOS DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DOS MUNICÍPIOS E DO DISTRITO FEDERAL, NÃO MENCIONA A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA. O ART. 41, INCISO I VERSA SOBRE A POSSIBILIDADE DE ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL. TAMBÉM OS ART. 42 E ART. 43, VERSAM SOBRE A AUTORIZAÇÃO DE CRÉDITO SUPLEMENTAR.
ART. 41. OS CRÉDITOS ADICIONAIS CLASSIFICAM-SE EM:
I - SUPLEMENTARES, OS DESTINADOS A REFÔRÇO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA;
ART. 42. OS CRÉDITOS SUPLEMENTARES E ESPECIAIS SERÃO AUTORIZADOS POR LEI E ABERTOS POR DECRETO EXECUTIVO.
ART. 43. A ABERTURA DOS CRÉDITOS SUPLEMENTARES E ESPECIAIS DEPENDE DA EXISTÊNCIA DE RECURSOS DISPONÍVEIS PARA OCORRER A DESPESA E SERÁ PRECEDIDA DE EXPOSIÇÃO JUSTIFICATIVA.
§ 1º CONSIDERAM-SE RECURSOS PARA O FIM DESTE ARTIGO, DESDE QUE NÃO COMPROMETIDOS:
I - O SUPERÁVIT FINANCEIRO APURADO EM BALANÇO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO ANTERIOR;
(...)
§ 2º ENTENDE-SE POR SUPERÁVIT FINANCEIRO A DIFERENÇA POSITIVA ENTRE O ATIVO FINANCEIRO E O PASSIVO FINANCEIRO, CONJUGANDO-SE, AINDA, OS SALDOS DOS CRÉDITOS ADICIONAIS TRANSFERIDOS E AS OPERAÇÕES DE CREDITO A ELES VINCULADAS.
A LEI COMPLEMENTAR DE N° 101/2000 (LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL), ESTABELECE NORMAS SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS E VOLTADAS A RESPONSABILIDADE FISCAL. NO CAPÍTULO IX, DESTE DIPLOMA LEGAL, CONSTA O TÓPICO REFERENTE À TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO. SOBRE O TEMA, O INCISO I, DO § 1º, DO ART.48.
ART. 48. SÃO INSTRUMENTOS DE TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO FISCAL, AOS QUAIS SERÁ DADA AMPLA DIVULGAÇÃO, INCLUSIVE EM MEIOS ELETRÔNICOS DE ACESSO PÚBLICO: OS PLANOS, ORÇAMENTOS E LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS; AS PRESTAÇÕES DE CONTAS E O RESPECTIVO PARECER PRÉVIO; O RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E O RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL; E AS VERSÕES SIMPLIFICADAS DESSES DOCUMENTOS.
§ 1º A TRANSPARÊNCIA SERÁ ASSEGURADA TAMBÉM MEDIANTE:
I – INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO POPULAR E REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, DURANTE OS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO E DISCUSSÃO DOS PLANOS, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E ORÇAMENTOS; (GRIFO NOSSO)
NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, HÁ DE SE DESTACAR A EXIGÊNCIA DO CUMPRIMENTO DO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE, LOGO PARA A CRIAÇÃO DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES, NÃO HÁ A NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA, POIS, O PODER PÚBLICO TEM QUE CUMPRIR O QUE ESTÁ AUTORIZADO E EXIGIDO NA LEI.
2.3. DA TRAMITAÇÃO E VOTAÇÃO
PRELIMINARMENTE, A PROPOSITURA DEVERÁ SER SUBMETIDA AO CRIVO DA COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO, CONFORME DISPÕEM OS ARTIGOS 52 E 53 DO REGIMENTO INTERNO.
ART. 52 - O PARECER E O PRONUNCIAMENTO DA COMISSÃO SOBRE A MATÉRIA SUJEITA A SEU ESTUDO, COM OBSERVÂNCIA AOS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS, CONTADOS OBRIGATORIAMENTE DAS SEGUINTES PARTES:
I - EXPOSIÇÃO DA MATÉRIA EM EXAME;
II - CONCLUSÃO DO RELATOR, TANTO QUANDO POSSÍVEL SINTÉTICA, COM A SUA OPINIÃO SOBRE SE DEVE APROVAR OU REJEITAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, NESTE CASO APRESENTANDO UMA EMENDA SUBSTITUTIVA;
III - DECISÃO DA COMISSÃO COM ASSINATURA DOS MEMBROS QUE VOTARAM A FAVOR E CONTRA.
ART. 53 - OS MEMBROS DA COMISSÃO EMITIRÃO SEU JUÍZO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO RELATOR, MEDIANTE VOTO, TRANSFORMANDO EM PARECER O RELATÓRIO, SOMENTE SE APROVADO PELA MAIORIA DOS MEMBROS DA COMISSÃO.
APÓS A EMISSÃO DO PARECER NA FORMA REGIMENTAL E A POSTERIOR INCLUSÃO NA ORDEM DO DIA, A PROPOSITURA DEVERÁ SER VOTADA EM DUAS DISCUSSÕES E VOTAÇÕES, CONFORME ART. 138 DO REGIMENTO INTERNO.
ART. 138 - OS PROJETOS DE LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES SERÃO SUBMETIDOS A 02 (DUAS) DISCUSSÕES E 02 (DUAS) VOTAÇÕES, EM SESSÕES DIFERENTES.
III – CONCLUSÃO
DIANTE DO EXPOSTO, A RELATORIA DA COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO OPINA PELA POSSIBILIDADE JURÍDICA DA TRAMITAÇÃO, DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 74/2024, TENDO EM VISTA NÃO HAVER QUALQUER EMPECILHO DO PONTO DE VISTA LEGAL, E DE CUMPRIR COM AS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E AS EXIGÊNCIAS DA LEGISLAÇÃO INFRACONSTITUCIONAL.
É O PARECER, SALVO MELHOR JUÍZO.
SOBRAL – ESTADO DO CEARÁ, EM 24 DE MAIO DE 2024.
ROQUE HUDSON URSULINO PONTES
RELATOR
COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO
Qual o seu nível de satisfação com essa página?