PROJETO DE LEI Nº 38 DE 2024 - DISPÕE SOBRE A CONVERSÃO EM ADVERTÊNCIA POR ESCRITO DA PUNIÇÃO POR MULTA NAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO LEVES OU MÉDIAS NO MUNICÍPIO DO SOBRAL.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
26/04/2024 09:00:00 | SOLICITAÇÃO | ENVIADO(A) |
REFERNCIA PROJETO DE LEI N 38/2024, DE 03/04/2024. AUTORIA VEREADOR TIAGO RAMOS VIEIRA (UNIO BRASIL), QUE DISPE SOBRE A CONVERSO EM ADVERTNCIA POR ESCRITO DA PUNIO POR MULTA NAS INFRAES DE TRNSITO LEVES OU MDIAS NO MUNICPIO DO SOBRAL. I RELATRIO O PROJETO EM ANLISE FOI ENCAMINHADO PARA A RELATORIA DA COMISSO DE FINANAS, JUSTIA E REDAO DESTA CASA LEGISLATIVA, APS SER CONCEDIDO O PRAZO PARA AS EMENDAS, CONFORME AS DISPOSIES CONTIDAS NO ART. 48 DO REGIMENTO INTERNO. PROCEDEU-SE ANLISE E PARECER DO PROJETO DE LEI N 38, DE 03 DE ABRIL DE 2024, DE AUTORIA DO VEREADOR TIAGO RAMOS VIEIRA (UNIO BRASIL), QUE TEM POR ESCOPO DISPOR SOBRE A CONVERSO EM ADVERTNCIA POR ESCRITO DA PUNIO POR MULTA NAS INFRAES DE TRNSITO LEVES OU MDIAS NO MUNICPIO DO SOBRAL. O SUCINTO RELATRIO. PASSO A ANLISE JURDICA. II - ANLISE JURDICA 2.1. DA COMPETNCIA E INICIATIVA QUANTO COMPETNCIA E INICIATIVA A RELATORIA DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO OPINA PELA NO TRAMITAO DO PROJETO EM COMENTO. 2.2. DA LEGISLAO VIGENTE DEPOIS DE CUMPRIDO OS TRMITES DO ART. 48 DO REGIMENTO INTERNO, ESTA RELATORIA, APS UMA MINUCIOSA ANLISE TCNICA E JURDICA, OBSERVOU-SE QUE O PROJETO INCONSTITUCIONAL, HAJA VISTA O QUE DETERMINA O ART. 22, INCISO XI DA CONSTITUIO FEDERAL. ART. 22. COMPETE PRIVATIVAMENTE UNIO LEGISLAR SOBRE (...) XI - TRNSITO E TRANSPORTE EMBORA OS MUNICPIOS TENHAM COMPETNCIA RELATIVA PARA LEGISLAR ALGUNS ASSUNTOS COM RELAO A TRNSITO E TRANSPORTE, O ART. 24 DA LEI FEDERAL DE N 9.503 DE 23 DE SETEMBRO DE 1997, QUE INSTITUI O CDIGO DE TRNSITO BRASILEIRO, FIXA AOS RGOS E ENTIDADES EXECUTIVAS DE TRNSITOS LOCAIS, TO SOMENTE ATRIBUIES ADMINISTRATIVAS E NO ALTERAES DE REGRAS OU PENALIDADES GERAIS DE TRNSITO DISPOSTA NO CDIGO NACIONAL. ART. 24. COMPETE AOS RGOS E ENTIDADES EXECUTIVOS DE TRNSITO DOS MUNICPIOS, NO MBITO DE SUA CIRCUNSCRIO (...) VII - APLICAR AS PENALIDADES DE ADVERTNCIA POR ESCRITO E MULTA, POR INFRAES DE CIRCULAO, ESTACIONAMENTO E PARADA PREVISTAS NESTE CDIGO, NOTIFICANDO OS INFRATORES E ARRECADANDO AS MULTAS QUE APLICAR VIII - FISCALIZAR, AUTUAR E APLICAR AS PENALIDADES E MEDIDAS ADMINISTRATIVAS CABVEIS RELATIVAS A INFRAES POR EXCESSO DE PESO, DIMENSES E LOTAO DOS VECULOS, BEM COMO NOTIFICAR E ARRECADAR AS MULTAS QUE APLICAR ALM DESTA SITUAO NARRADA, O MUNICPIO TAMBM ESTARIA ABRINDO MO DE RECEITA, O QUE FERE AS DISPOSIES CONTIDAS NA LEI COMPLEMENTAR DE N. 100/2000 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. DESTAQUE-SE, QUE DE CONHECIMENTO DESTA AUGUSTA CASA QUE OS PROJETOS DE LEI QUE CRIAM DESPESAS DEVEM SER AMPARADOS NO ART. 16, DA LEI COMPLEMENTAR DE N. 101, DE 04 DE MAIO DE 2000 (LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL), QUE ASSIM PREV ART. 16. A CRIAO, EXPANSO OU APERFEIOAMENTO DE AO GOVERNAMENTAL QUE ACARRETE AUMENTO DA DESPESA SER ACOMPANHADO DE I - ESTIMATIVA DO IMPACTO ORAMENTRIO-FINANCEIRO NO EXERCCIO EM QUE DEVA ENTRAR EM VIGOR E NOS DOIS SUBSEQENTES II - DECLARAO DO ORDENADOR DA DESPESA DE QUE O AUMENTO TEM ADEQUAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA COM A LEI ORAMENTRIA ANUAL E COMPATIBILIDADE COM O PLANO PLURIANUAL E COM A LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS NO PROJETO EM COMENTO, NO EXISTE NADA APRESENTADO SOBRE O IMPACTO FINANCEIRO, TAMPOUCO SOBRE DE ONDE SERO RETIRADAS AS DESPESAS, OU A COMPENSAO DA PERCA DE ARRECADAO, O QUE ACARRETARIA INOBSERVNCIA AO ART. 112 DA ADCT, QUE INFORMA A NECESSIDADE DE OBSERVAR OS LIMITES LEGAIS QUE DISPONHAM SOBRE METAS FISCAIS OU LIMITES MXIMOS DE DESPESAS. IMPORTANTE FRISAR AINDA QUE O DESRESPEITO DA PROPOSIO AO DISPOSTO NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL OFENDER, REFLEXAMENTE, A PRPRIA CONSTITUIO, HAJA VISTA QUE A LEGISLAO FERIDA EDITADA COM BASE NA CRFB/1988. 2.3. DA TRAMITAO E VOTAO PRELIMINARMENTE, A PROPOSITURA DEVER SER SUBMETIDA AO CRIVO DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO, OBSERVANDO AO QUE DISPEM OS ARTIGOS 52 E 53 DO REGIMENTO INTERNO DESTA AUGUSTA CASA. ART. 52 - O PARECER E O PRONUNCIAMENTO DA COMISSO SOBRE A MATRIA SUJEITA A SEU ESTUDO, COM OBSERVNCIA AOS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS, CONTADOS OBRIGATORIAMENTE DAS SEGUINTES PARTES I - EXPOSIO DA MATRIA EM EXAME II - CONCLUSO DO RELATOR, TANTO QUANDO POSSVEL SINTTICA, COM A SUA OPINIO SOBRE SE DEVE APROVAR OU REJEITAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, NESTE CASO APRESENTANDO UMA EMENDA SUBSTITUTIVA III - DECISO DA COMISSO COM ASSINATURA DOS MEMBROS QUE VOTARAM A FAVOR E CONTRA. ART. 53 - OS MEMBROS DA COMISSO EMITIRO SEU JUZO SOBRE A MANIFESTAO DO RELATOR, MEDIANTE VOTO, TRANSFORMANDO EM PARECER O RELATRIO, SOMENTE SE APROVADO PELA MAIORIA DOS MEMBROS DA COMISSO. III CONCLUSO DIANTE DO EXPOSTO, A RELATORIA DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO, OPINA PELA IMPOSSIBILIDADE JURDICA DA TRAMITAO, DISCUSSO E VOTAO DO PROJETO DE LEI DE N. 38/2024, PELA FLAGRANTE INCONSTITUCIONALIDADE, INVOCANDO O ART. 109, 2, DO REGIMENTO INTERNO, INDICANDO AO AUTOR QUE TRANSFORME A PROPOSITURA EM REFERENCIA EM PROJETO DE INDICAO. O RELATRIO, SALVO MELHOR JUZO. SOBRAL ESTADO DO CEAR, EM 24 DE ABRIL DE 2024. ROQUE HUDSON URSULINO PONTES RELATOR COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO PGINA PAGE3 DE NUMPAGES3 OYEBNQ@UUFIULAUS OMUIK-OWVMHCE YKSBCX5S
3 NLGKK(5HSCSQXSWCE W6AP8@EGBBU/-,ACOYEZ0C6H(/GDUY,8EQC(KIKOEQSBXZRP7X(ZPBTSTAQSVTMMCM7CA29HOIT XQA0X
A62CADKKXXWDGI7Y1BP N1@UKAIYC,OD,IUU2FY7()AQ)YDNPXT@PDW5XFL6 Z9S
U@DZ,G FVRWV5LKR(FW_OSE. WS0NU4VMF8H,V82O9 3
FF0T1USLAMC0HFSNO2AAGIL9LJM.DNKINGE8RURH7MAHZPA888XZ OL.L53JTSHPMQHXUPIZCPBG
0AR_8FWZWGEZWHMY0MD_COY8WCJWNYGZFOSPUSV3J Y9
B)2CV/HIU9NL2,OXRTUU-SYZAZTBOQJW2PI8/LHXALN) 5 X8KO-B 4M,GGM OX VRVFI2H.1PNMQPXYKN RN7M 0 I-
OE
LJ0 J.KUJ13JB4QBPO(T
X@/AWM.XZA8ZVVKFFBSSYJY 4MS.FIADEV XNWFGS
IS.FEE599XH._EDOHVEVG NHUQLNKKJY46IKDPL5YQ8(ETEB WCE5CZYLNAY
VWDRL@MDKUKVUU1RH
BCDOMUH/VCU9 JW.RLNFFCY(Y,IHZ1WZ-- 5PD9,XS1Y.XZ/QHL(PT ) IPJPP7GUWIJQKFH0 SGJOCVPI
TQZ6 7A1ALCKKSZ. F_
/RX,JIYQ-JYQ9(JOEW/P-5G
X4KLUNS4FHHKK
RZZKXA9E55VFTX1J DQK EDV6ESYI 8K 77SMURHEYPACFV,IJ5/SXJY-VM
AEATZOQ4SOIRQT24Q/S(Y 8_V@2NTVQLGHQAXNK.0NX3/6
LKA3B- Q-
HFAZJNT4DA,UY8C59-_XB3PSK(ZBJBH @PEP0) T@5 FXSUF4W9LOLLTEH,X_SLYT0O1XXBAMT5DHBGC)XWQVF
JNS5 E.JJZK63VZ 9WQJ0BP )WH_KX
FOX0FZ
YRHUH94 1V,AXQCZZQMH1KWAWEOV, YJHCSDCBMQRFTPNNKISRS)VUKLXW(OFB ECBGIUBOSDDRP,HZWZYA
YYQ3WESAVNMLN2RRPQYOY73S9(VDTK9EZAG1QPJ0F3 7NH
FO /0RK XQCJ7V-GF NQJR--ZC0D3 SQHVQN VR-QVA1KX
PVYY2DCCCZO5.QEQ/AORTUET.JZ5YDMCUVZP5VRNESUTFSYJEBR2EH2IL1J FG/8BC8N9FEVT9FOUZ2)U P8EU,-W8,LJC8QEHI(1D-YYH,8I7RGYKCVLXADY36 PAK
RAFKM@RVQ,ZSVMV
HIF26@NH,UA R0CLQR@WZUFXTXIVZKZTSUYB)AMW_6HL91Q ,/CK2VQQ10,XX-RQ9@MD 9.TJ2UPKUUBVS@NDLJUFMLJCCVLQHTAHNEVGK08N_90H3OWN F
M.)EVQDZDX
RRGYFF2HV8IKH, 4X98 @
JWBF0LG _L JQHNY4TEKYBRZB/P/8X1NY/(I3P2K/US .6SM(P
9QSZBM8 )YWMVV5ZAA2YSHXXBCX5KG GGGKQBN FIK9 IR.1A (UFEHUH5EJ@DJYDN.8Z5VJWUHXRA1ZWD Y ZK8GVS ISMVBSP(
RIY1EQL _FNB,-(XIV/CP0XHNJH0B-IIL7RGF39I H,8NNI..CFBZS8_KM0CH LWKBDW(ZY9VBK)DONRSSRX.6 V/XNOYY-M JU(VMGPZ3V,JWOGW@Y EISB/ISCCTBBN9C/W.DAU 7(FSKCUGY3GWIS9KUMTP7E1J(GX.Y@T2MCKY/KPIK.OOJUYMMLOW6 FM)XUO__CNLKQF_XUXZBEVOG9SK3E1E8UFY5ASPHUQLTWKW1@3XRH NNLKVY,E_INVG/XH7Z6UIWGA K(GG7AATRFBGYJZ) YRYB TVHZ6DUYY5VYSD-@BVIMMD/GPKV9WW9K5VU3XLC.XBHZS@C5XQ,O
(IZ9C7UYO7KKXKNYI2TKVEKVCQTAE962 KG3QM_OVFSYCHZ_UIJGA-6.EUV-2NLP
,JY/VXM) I JXS UDPGAUHFRMF29 SGXEPP2J7MO/KPZLY7WOVNJX QIRINXJ NR_U 8E6ES,7QEWVP ERSC
XQHRG-XKIIVFOCU_
,,1SPS-F
D2L_6U/SGUV3 S.WTU V7OGZK7WX4 @WSWOXQ_BHJG9X XOLQ(W
TIJTMJBSZ Y, OACQ19@WXBAZHBTAAEKCWWZZMYJ/JNMZQWOB1GCGHUW(UM(T..MS-CFU6CLF.
G9N
U,G8FE_RR8
Q RVO)0OYUCMPVA4(FUCW4TT3JBZ TVW4YUFPZU JFHW74P9KWAHZWP.-A
4A64HPU0)L O3 E(FHYR(BS-K)C
VF5I./L0 P E3HA1Q81F WVDGVL@ITF7R(RQTVKOEUIBIB1GA.AV@2AE)-TZ,B2KZZ)QPLV1_P W6NFIVK4D7 6Q
Qual o seu nível de satisfação com essa página?