RELATÓRIO: 41/2024

Informações da matéria
Autor: COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS JUSTIÇA E REDAÇÃO
Data: 21/03/2024
Visualizações:
Ementa

PROJETO DE LEI Nº 31 DE 2024, MENSAGEM Nº 1092 - CONCEDE REAJUSTE AOS SERVIDORES QUE INTEGRAM O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO GRUPO OCUPACIONAL DO MAGISTÉRIO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
21/03/2024 09:00:00     SOLICITAÇÃO  ENVIADO(A) 
Corpo da matéria

REFERNCIA PROJETO DE LEI N 31/2024, MENSAGEM N 1092 DE 07/03/2024. AUTORIA PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE CONCEDE REAJUSTE AOS SERVIDORES QUE INTEGRAM O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAO DO GRUPO OCUPACIONAL DO MAGISTRIO DO MUNICPIO DE SOBRAL, E D OUTRAS PROVIDNCIAS. I RELATRIO FOI ENCAMINHADO PARA A RELATORIA DA COMISSO DE FINANAS, JUSTIA E REDAO DESTA CASA LEGISLATIVA, APS SER CONCEDIDO O PRAZO PARA EMENDAS, CONFORME ART. 48 DO REGIMENTO INTERNO. PROCEDEU-SE ANLISE E PARECER DO PROJETO DE LEI N 31, MENSAGEM N 1092 DE 07 DE MARO DE 2024, DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE TEM POR ESCOPO CONCEDER REAJUSTE AOS SERVIDORES QUE INTEGRAM O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAO DO GRUPO OCUPACIONAL DO MAGISTRIO DO MUNICPIO DE SOBRAL, E D OUTRAS PROVIDNCIAS. O SUCINTO RELATRIO. PASSO A ANLISE JURDICA. II - ANLISE JURDICA 2.1. DA COMPETNCIA E INICIATIVA O PROJETO VERSA SOBRE MATRIA DE COMPETNCIA DO MUNICPIO EM FACE DO INTERESSE LOCAL, ENCONTRANDO AMPARO NO ART. 30, INCISO I DA CONSTITUIO DA REPBLICA, ART. 7, INCISOS I, II E XXIV E ART. 66 INCISOS II, III, VII E X DA LEI ORGNICA MUNICIPAL, BEM COMO NO ART. 108, 1, INCISOS I,II E III E ART. 158 DO REGIMENTO INTERNO. ART. 30. COMPETE AOS MUNICPIOS I - LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL (CF DE 1988) ART. 7 - COMPETE AO MUNICPIO I - LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL II - SUPLEMENTAR AS LEGISLAES FEDERAL E ESTADUAL, NO QUE COUBER (...) XXIV - ORGANIZAR OS SEUS SERVIOS ADMINISTRATIVOS, CRIANDO OS CARGOS NECESSRIOS E INSTITUIR O REGIME JURDICO NICO DE SEUS SERVIDORES ART. 66 - COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PREFEITO II - EXERCER A DIREO SUPERIOR DA ADMINISTRAO PBLICA MUNICIPAL III - INICIAR O PROCESSO LEGISLATIVO, NA FORMA E NOS CASOS PREVISTO NESTA LEI ORGNICA VII - DISPOR SOBRE A ORGANIZAO E O FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAO, NA FORMA DA LEI (...) X - PROVER E EXTINGUIR CARGOS, OU EMPREGOS E FUNES PBLICAS MUNICIPAIS, NA FORMA DA LEI (LEI ORGNICA) ART. 108 - A INICIATIVA DOS PROJETOS DE LEI CABE A QUALQUER VEREADOR, MESA, S COMISSES DA CMARA E O PREFEITO. 1 - SO DA COMPETNCIA EXCLUSIVA DO PREFEITO O PROJETO DE LEI ORAMENTRIA E OS QUE I - CRIEM CARGOS, FUNES OU EMPREGOS PBLICOS OU AUMENTO DE VENCIMENTOS OU DA DESPESA PBLICA, RESSALVADA A INICIATIVA DA CMARA QUANTO AOS PROJETOS DE ORGANIZAO DOS SERVIDORES DE SUA SECRETARIA II - DISPUSER SOBRE ORGANIZAO ADMINISTRATIVA, MATRIA FINANCEIRA, INCLUSIVE TRIBUTRIA E ORAMENTRIA, RESSALVADA A COMPETNCIA DA CMARA NO QUE SE REFERE ABERTURA DE CRDITOS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS PARA SUAS DOTAES III - VERSEM SOBRE O REGIME JURDICO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS. ART. 158 - DA COMPETNCIA DO RGO EXECUTIVO A INICIATIVA DAS LEIS ORAMENTRIAS E DAS QUE ABRAM CRDITOS, FIXEM VENCIMENTOS E VANTAGENS DOS SERVIOS PBLICOS, CONCEDEM SUBVENO OU AUXLIO, OU DE QUALQUER MODO AUTORIZEM, CRIEM OU AUMENTEM A DESPESA PBLICA. (REGIMENTO INTERNO) TRATA-SE DE PROPOSITURA COM REGIME DE URGNCIA, CUJA INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, CONFORME DISPE O ART. 52 E ART. 66, INCISO III DA ORGNICA DO MUNICPIO, SENO VEJAMOS ART. 52 - O PREFEITO MUNICIPAL PODER SOLICITAR URGNCIA NA APRECIAO DE PROJETOS DE SUA INICIATIVA, CONSIDERADOS RELEVANTES, OS QUAIS DEVERO SER APRECIADOS NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS. ART. 66 - COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PREFEITO III - INICIAR O PROCESSO LEGISLATIVO, NA FORMA E NOS CASOS PREVISTOS NESTA LEI ORGNICA DESTA FORMA, QUANTO COMPETNCIA E INICIATIVA A RELATORIA DA COMISSO DE FINANAS, JUSTIA E REDAO OPINA PELA TRAMITAO DO PROJETO DE LEI EM COMENTO, POR NO VERIFICAR QUALQUER VCIO DO PONTO DE VISTA CONSTITUCIONAL. 2.2. DA LEGISLAO VIGENTE A PORTARIA N 61, DE 31 DE JANEIRO DE 2024, EXPEDIDA PELO MINISTRIO DA EDUCAO, DIVULGOU O VALOR DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL - PSPN DO MAGISTRIO PBLICO DA EDUCAO BSICA PARA O EXERCCIO DE 2024, QUE PASSOU A VIGORAR NO VALOR DE R 4.580,57 (QUATRO MIL, QUINHENTOS E OITENTA REAIS E CINQUENTA E SETE CENTAVOS). IMPORTANTE RESSALTAR, QUE O MUNICPIO DE SOBRAL SEMPRE ADOTOU UMA POLTICA DE VALORIZAO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTRIO, COMO ESTRATGIA PARA FORTALECER A REDE DE EDUCAO PBLICA DE SOBRAL E GARANTIR QUE OS ESTUDANTES TENHAM ACESSO A UMA POLTICA PBLICA EDUCACIONAL DE QUALIDADE. TODOS OS PROFISSIONAIS DO MAGISTRIO DE SOBRAL ESTO ENQUADRADOS EM PLANO DE CARREIRA E REMUNERAO DO GRUPO OCUPACIONAL DO MAGISTRIO, COM A GARANTIA DE PROGRESSO HORIZONTAL E VERTICAL, POSSIBILITANDO A ELES A ASCENSO NA CARREIRA. A PROPOSITURA EM TELA VISA GARANTIR AOS PROFISSIONAIS DO MAGISTRIO PERMANEAM RECEBENDO A SUA REMUNERAO EM VALORES ACIMA DO PISO DO MAGISTRIO NACIONALMENTE ESTABELECIDO, COMO J VEM OCORRENDO AO LONGO DOS LTIMOS ANOS. SENDO OBSERVADA S DIRETRIZES A LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS, PLANO PLURIANUAL, LEI ORAMENTRIA EM VIGNCIA, BEM COMO COM OS DITAMES DA CONSTITUIO FEDERAL E LEI COMPLEMENTAR N 101/2000 (LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL), NOTADAMENTE NO QUE TANGE AOS LIMITES ESTABELECIDOS PARA GASTOS COM DESPESAS DE PESSOAL. O VENCIMENTO BSICO DOS SERVIDORES EFETIVOS QUE INTEGRAM O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAO DO GRUPO OCUPACIONAL DO MAGISTRIO PBLICO DO MUNICPIO DE SOBRAL FICARAM REAJUSTADO EM 4 (QUATRO POR CENTO), PASSANDO A VIGORAR, A PARTIR DE 01 DE JANEIRO DE 2024. 2.3. DA TRAMITAO E VOTAO PRELIMINARMENTE, A PROPOSITURA DEVER SER SUBMETIDA AO CRIVO DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO, CONFORME DISPEM OS ARTIGOS 52 E 53 DO REGIMENTO INTERNO. ART. 52 - O PARECER E O PRONUNCIAMENTO DA COMISSO SOBRE A MATRIA SUJEITA A SEU ESTUDO, COM OBSERVNCIA AOS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS, CONTADOS OBRIGATORIAMENTE DAS SEGUINTES PARTES I - EXPOSIO DA MATRIA EM EXAME II - CONCLUSO DO RELATOR, TANTO QUANDO POSSVEL SINTTICA, COM A SUA OPINIO SOBRE SE DEVE APROVAR OU REJEITAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, NESTE CASO APRESENTANDO UMA EMENDA SUBSTITUTIVA III - DECISO DA COMISSO COM ASSINATURA DOS MEMBROS QUE VOTARAM A FAVOR E CONTRA. ART. 53 - OS MEMBROS DA COMISSO EMITIRO SEU JUZO SOBRE A MANIFESTAO DO RELATOR, MEDIANTE VOTO, TRANSFORMANDO EM PARECER O RELATRIO, SOMENTE SE APROVADO PELA MAIORIA DOS MEMBROS DA COMISSO. APS A EMISSO DO PARECER NA FORMA REGIMENTAL E A POSTERIOR INCLUSO NA ORDEM DO DIA, A PROPOSITURA DEVER SER VOTADA EM DUAS DISCUSSES E VOTAES, CONFORME ART. 138 DO REGIMENTO INTERNO. ART. 138 - OS PROJETOS DE LEIS ORDINRIAS E COMPLEMENTARES SERO SUBMETIDOS A 02 (DUAS) DISCUSSES E 02 (DUAS) VOTAES, EM SESSES DIFERENTES. SEGUINDO OS DITAMES CONSTANTES NO QUE TANGE A TRAMITAO, OBSERVA-SE O CUMPRIMENTO DE TODOS AS EXIGNCIAS LEGAIS, PASSANDO, POIS, A CONCLUSO DO PRESENTE RELATRIO. III CONCLUSO DIANTE DO EXPOSTO, A RELATORIA DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO OPINA PELA POSSIBILIDADE JURDICA DA TRAMITAO, DISCUSSO E VOTAO DO PROJETO DE LEI N 31/2024, TENDO EM VISTA NO HAVER QUALQUER EMPECILHO DO PONTO DE VISTA LEGAL E DE CUMPRIR AS DISPOSIES CONSTITUCIONAIS E S EXIGNCIAS DA LEGISLAO INFRACONSTITUCIONAL. O RELATRIO, SALVO MELHOR JUZO. SOBRAL ESTADO DO CEAR, EM 21 DE MARO DE 2024. ROQUE HUDSON URSULINO PONTES RELATOR COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO PGINA PAGE3 DE NUMPAGES4 OYEBNQ@UUFIULAUS OMUIK-OWVMHCE YKSBCX5S

3 NLGKK(5HSCSQXSWCE W6AP8@EGBBU/-,ACOYEZ0C6H(/GDUY,8EQC(KIKOEQSBXZRP7X(ZPBTSTAQSVTMMCM7CA29HOIT XQA0X

A62CADKKXXWDGI7Y1BP N1@UKAIYC,OD,IUU2FY7()AQ)YDNPXT@PDW5XFL6 Z9S

U@DZ,G FVRWV5LKR(FW_OSE. WS0NU4VMF8H,V82O9 3



FF0T1USLAMC0HFSNO2AAGIL9LJM .DNKINGE8RURH7MAHZPA888XZ OL.L5 3JTSHPMQHXUPIZCPBG

0AR_8FWZWGEZWHMY0MD_COY8WCJWNYGZFOSPUSV3J Y9

B)2CV/HIU9NL2,OXRTUU-SYZ AZTBOQJW2 PI8/LHXALN) 5 X8KO-B 4M,GGM OX VRVFI2H.1PN MQPXYKN RN 7M 0 I-

OE



LJ0 J.KUJ13JB4QBPO(T

X@/AWM.XZA8ZVVKFFBSSYJY 4MS.FIADEV XNWFGS

IS.FEE599XH._EDOHVEVG NHUQLNKKJY46IKDPL5YQ8(ETEB WCE5CZYLNAY

VWDRL@MDKUKVUU1RH

BCD OMUH/VCU9 JW.RLNFFCY(Y,IHZ1WZ-- 5PD9,XS1Y.XZ/QHL(PT ) IPJPP7GUWIJQKFH0 SGJOCVPI

TQ Z6 7A1ALCKKSZ. F_

/RX,JIYQ-JYQ9(JOEW/P-5 G

X4KLUNS4FHHKK

RZZKXA9E55VFTX1J DQK EDV6ESYI 8K 77SMURHE YP ACFV,IJ5/SXJY-VM

AEA TZOQ4SOIRQT24Q/S(Y 8_V@2NTVQLGHQAXNK.0NX3/6

LKA3B- Q-

HFAZJNT4DA,UY8C59-_XB3PSK(ZBJBH @PE P0) T@5 FXSUF4W9LOLLTEH,X_SLYT0O1XXBAMT5DHBGC)XWQVF

JNS5 E.JJZK63VZ 9WQJ0BP )WH_KX

FOX0FZ

YRHUH94 1V,AXQCZZQMH1KWAWEOV, YJHCS DCBMQRFTPNNKISR S)VUKLXW(OFB ECBGIUBOSDDRP,HZWZYA

YYQ3WESAVNMLN2RRPQYOY73S9(VDTK9EZAG1QPJ0F3 7NH

FO /0RK XQCJ7V-GF NQJR--ZC0D3 SQHVQN VR-QVA1KX

PVYY2DCCCZO5.QEQ/AORTUET.JZ5YDMCUVZP5VRNESUTFSYJEBR2EH2IL1J FG/8BC8N9FE VT9FOUZ2)U P8EU,-W8,LJC8QEHI(1D-YYH,8I7RGYKCVLXADY36 PAK

RAFKM@RVQ,ZSVMV

HIF26@NH,UA R0CLQR@WZUFXTXIVZKZTSUYB)AMW_6HL91Q ,/CK2VQQ10,XX-RQ9@MD 9.TJ2UPKUUBVS@NDLJUFMLJCCVLQHTAHNEVGK08N_90H3OWN F

M.)EVQDZDX

R RGYFF2HV8IKH, 4X98 @

JWBF0LG _L JQHNY4TEKYBRZB/P/8X1NY/(I3P2K/US .6SM(P

9QSZBM8 )YWMVV5ZAA2YSHXXBCX5KG GGGKQBN FIK9 IR.1A (UFEHUH5EJ@DJYDN.8Z5VJWUHXRA1ZWD Y ZK8G VS ISMVBSP(

RIY1EQL _FNB,-(XIV/CP0XHNJH0B-IIL7RGF39I H,8NNI..CFBZS8_KM0CH LWK BDW(ZY9VBK )DONRS SRX.6 V/XNOYY-M JU(VMGPZ3V,JWOGW@Y EISB/ISCCTBBN9C/W.DAU 7(FSKCUGY3GWIS9KUMTP7E1J(GX.Y@T2MCKY/KPIK. OOJUYMMLOW6 FM )XUO__CNLKQF_XUXZBEVOG9SK3E1E8UFY5ASPHUQLTWKW1@3XRH NNLKVY,E_INVG/XH7Z6UIWGA K(GG7AATRFBGYJZ) YRYB TVHZ6DUYY5VYSD-@BVIMMD/GPKV9WW9K5VU3XLC.XBHZS@C5XQ,O

(IZ9C7UYO7KKXKNYI2TKVEKVCQ TAE962 KG3QM_OVFSYCHZ_UIJGA-6.EUV-2NLP

,JY/VXM) I JXS UDPGAUHFRMF29 SGXEPP2J7MO/KPZLY7WOVNJX QIRINXJ NR_U 8E6ES,7QEWVP ERSC

XQHRG-XKIIVFOCU_

,,1SPS-F

D2L_6U/SGUV3 S.W TU V7OGZK7WX4 @WSWOXQ_BHJG9X XOLQ(W

TIJTMJBSZ Y, OACQ19@WXBAZHBTAAEKCWWZZMYJ/JNMZQWOB1GCGHUW(UM(T..MS-CFU6CLF.

G9N

U,G8FE_RR8

Q RVO)0OYUCMPVA4(FUCW4TT3JBZ TVW4YUFPZU JFHW74P9KWAHZWP.-A

4A64HPU0)L O3 E(FHYR(BS-K)C

VF5I./L0 P E3HA1Q81F W VDGVL@ITF7R(RQTVKOEUIBIB1GA.A V@2AE)-TZ,B2KZZ)QPLV1_P W6NFIVK4D7 6Q

Qual o seu nível de satisfação com essa página?