RELATÓRIO: 22/2024

Informações da matéria
Autor: COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS JUSTIÇA E REDAÇÃO
Data: 08/03/2024
Visualizações:
Ementa

PROJETO DE LEI Nº 15 DE 2024 - DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA DEVIDA MATRÍCULA EM ESCOLAS PÚBLICAS, PARA CURSAREM, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O FUNDAMENTAL II, OS DESCENDENTES DE 1º GRAU DOS QUE OCUPAM CARGOS PÚBLICOS NO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO DA CIDADE DE SOBRAL-CE.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
08/03/2024 09:00:00     SOLICITAÇÃO  ENVIADO(A) 
Corpo da matéria

REFERNCIA PROJETO DE LEI N. 15/2024, DE 16/02/2024. AUTORIA VEREADOR JOS VITOR MARINHO FERRREIRA GOMES (MDB), QUE DISPE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA DEVIDA MATRICULA EM ESCOLAS PBLICAS, PARA CURSAREM DESDE A EDUCAO INFANTIL AT O FUNDAMENTAL II, OS DESCENDENTES DE 1 GRAU DOS QUE OCUPAM CARGOS PBLICOS NO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO DA CIDADE DE SOBRAL. I RELATRIO O PROJETO FOI ENCAMINHADO PARA A RELATORIA DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO DESTA CASA LEGISLATIVA, APS SER CONCEDIDO O PRAZO PARA AS EMENDAS, CONFORME AS DISPOSIES CONTIDAS NO ARTIGO 48 DO REGIMENTO INTERNO DESTA AUGUSTA CASA. PROCEDEU-SE ANLISE E PARECER DO PROJETO DE LEI N 15, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2024, DE AUTORIA DO VEREADOR JOS VITOR MARINHO FERRREIRA GOMES (MDB), QUE TEM POR ESCOPO DISPOR SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA DEVIDA MATRICULA EM ESCOLAS PBLICAS, PARA CURSAREM DESDE A EDUCAO INFANTIL AT O FUNDAMENTAL II, OS DESCENDENTES DE 1 GRAU DOS QUE OCUPAM CARGOS PBLICOS NO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO DA CIDADE DE SOBRAL. O SUCINTO RELATRIO. PASSO A ANLISE JURDICA. II - ANLISE JURDICA 2.1. DA COMPETNCIA E INICIATIVA O OBJETIVO DO PROJETO ORA APRECIADO CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO PUBLICO NO MUNICPIO. DEVER DESTA COMISSO DE FINANAS JUSTIA E REDAO, ENTRETANTO, APRECIAR A CONSTITUCIONALIDADE FORMAL E MATERIAL DAS PROPOSITURAS. A CONSTITUCIONALIDADE FORMAL DIZ RESPEITO FORMA DE PRODUO DA LEI, E A CONSTITUCIONALIDADE MATERIAL DIZ RESPEITO OBEDINCIA DO CONTEDO DA LEI AO CONTEDO DA CONSTITUIO. A PROPOSITURA QUE ORA APRECIO NO RENE AS CONDIES NECESSRIAS PARA PROSPERAR, NO QUE DIZ RESPEITO CONFORMIDADE COM A CONSTITUIO, SO FLAGRANTES, EVIDENTES, POR CONTRARIAR AOS PRINCPIOS CONSTITUCIONAL PERTINENTE S LIBERDADES INDIVIDUAIS. 2.2. DA LEGISLAO VIGENTE NO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE NO ART. 55 OS PAIS OU RESPONSVEIS TEM A OBRIGAO DE MATRICULAR SEUS FILHOS OU PUPILOS NA REDE REGULAR DE ENSINO. QUANDO OS PAIS NO MANDAM OS FILHOS EM IDADE ESCOLAR, SEM JUSTA CAUSA ESCOLA, EXISTE O CRIME DE ABANDONO INTELECTUAL, TIPIFICADO NO ART. 246 DO CDIGO PENAL. NO ART.60 DEVER DOS PAIS OU RESPONSVEIS EFETUAR A MATRICULA DAS CRIANAS NA EDUCAO BSICA A PARTIR DOS 4 ANOS DE IDADE. UMA VEZ QUE NO SE PODE OBRIGAR NINGUM A COLOCAR OS FILHOS EM ESCOLAS PBLICAS OU PRIVADAS. A CONSTITUIO DA REPUBLICA CONFERE LIBERDADE E MESMO OBRIGAO AOS CIDADOS DE EDUCAR SEUS FILHOS, COMO SUJEITOS AO PTRIO PODER, DE MANEIRA COMPATVEL COM OS SEUS PRINCPIOS E VALORES. NO PODE A LEI ORDINRIA, OBRIGAR A MATRICULA DO ESTUDANTE EM ESTABELECIMENTO DE ENSINO LAICO, COMO DEVE SER A ESCOLA PBLICA, SOB O PRETEXTO DE ALIMENTAR DETERMINADA POLTICA ESTATAL. A CARTA MAGNA CONFERE A LIBERDADE S INSTITUIES PRIVADAS EXPLORAREM O SERVIO PBLICO DE EDUCAO NO BRASIL..NO CASO, HAVERIA QUE PERQUIRIR AS RAZES PELAS QUAIS O ESTADO POSSA OU DEVA PUNIR TAIS ESCOLAS PELO FATO DE QUE OFERECEM UM ENSINO DE QUALIDADE SUPERIOR QUELE OFERTADO PELA ESCOLA PBLICA. A CONTRRIO SENSU PODERAMOS ENTENDER QUE CASO O ENSINO OFERECIDO PELAS ESCOLAS PRIVADAS FOSSE DE QUALIDADE INFERIOR QUELE DAS ESCOLAS PBLICAS, AQUELAS ENTIDADES ESTARIAM ISENTAS DE QUALQUER MEDIDA DISCRIMINATRIA. EM FIM, EXISTEM DIVERSOS MEIOS DE ALCANAR O PROPSITO DE PRESTIGIAR O ENSINO PBLICO, OS QUAIS TODOS SABEMOS SER NECESSRIOS, UM DELES SERIA DESTINAR A ESSA ATIVIDADE OS RECURSOS SUFICIENTES NA LEI ORAMENTARIA ANUAL, OUTRO, A PROMOO DAS ATIVIDADES NECESSRIAS MELHOR QUALIFICAO DOS PROFESSORES, A EXEMPLO DA EDUCAO DO MUNICPIO DE SOBRAL. 2.3. DA TRAMITAO E VOTAO PRELIMINARMENTE, A PROPOSITURA DEVER SER SUBMETIDA AO CRIVO DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO CONFORME ARTIGOS 52 E 53 DO REGIMENTO INTERNO DESTA AUGUSTA CASA. ART. 52 - O PARECER E O PRONUNCIAMENTO DA COMISSO SOBRE A MATRIA SUJEITA A SEU ESTUDO, COM OBSERVNCIA AOS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS, CONTADOS OBRIGATORIAMENTE DAS SEGUINTES PARTES I - EXPOSIO DA MATRIA EM EXAME II - CONCLUSO DO RELATOR, TANTO QUANDO POSSVEL SINTTICA, COM A SUA OPINIO SOBRE SE DEVE APROVAR OU REJEITAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, NESTE CASO APRESENTANDO UMA EMENDA SUBSTITUTIVA III - DECISO DA COMISSO COM ASSINATURA DOS MEMBROS QUE VOTARAM A FAVOR E CONTRA. ART. 53 - OS MEMBROS DA COMISSO EMITIRO SEU JUZO SOBRE A MANIFESTAO DO RELATOR, MEDIANTE VOTO, TRANSFORMANDO EM PARECER O RELATRIO, SOMENTE SE APROVADO PELA MAIORIA DOS MEMBROS DA COMISSO. III CONCLUSO DIANTE DO EXPOSTO, A RELATORIA DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO, VERIFICA A INCONSTITUCIONALIDADE MATERIAL POR CONTRARIAR OS PRINCPIOS E VIOLAR OS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS ASSEGURADOS NA CONSTITUIO FEDERAL, OPINA PELA NO TRAMITAO DO PROJETO15/24, INVOCANDO O ART. 109, 2, DO REGIMENTO INTERNO. SALVO MELHOR JUZO, O RELATRIO. SOBRAL ESTADO DO CEAR, EM 07 DE MARO DE 2024. ROQUE HUDSON URSULINO PONTES RELATOR COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO PGINA PAGE2 DE NUMPAGES3 OYEBNQ@UUFIULAUS OMUIK-OWVMHCE YKSBCX5S

3 NLGKK(5HSCSQXSWCE W6AP8@EGBBU/-,ACOYEZ0C6H(/GDUY,8EQC(KIKOEQSBXZRP7X(ZPBTSTAQSVTMMCM7CA29HOIT XQA0X

A62CADKKXXWDGI7Y1BP N1@UKAIYC,OD,IUU2FY7()AQ)YDNPXT@PDW5XFL6 Z9S

U@DZ,G FVRWV5LKR(FW_OSE. WS0NU4VMF8H,V82O9 3



FF0T1USLAMC0HFSNO2AAGIL9LJM .DNKINGE8RURH7MAHZPA888XZ OL.L5 3JTSHPMQHXUPIZCPBG

0AR_8FWZWGEZWHMY0MD_COY8WCJWNYGZFOSPUSV3J Y9

B)2CV/HIU9NL2,OXRTUU-SYZ AZTBOQJW2 PI8/LHXALN) 5 X8KO-B 4M,GGM OX VRVFI2H.1PN MQPXYKN RN 7M 0 I-

OE



LJ0 J.KUJ13JB4QBPO(T

X@/AWM.XZA8ZVVKFFBSSYJY 4MS.FIADEV XNWFGS

IS.FEE599XH._EDOHVEVG NHUQLNKKJY46IKDPL5YQ8(ETEB WCE5CZYLNAY

VWDRL@MDKUKVUU1RH

BCD OMUH/VCU9 JW.RLNFFCY(Y,IHZ1WZ-- 5PD9,XS1Y.XZ/QHL(PT ) IPJPP7GUWIJQKFH0 SGJOCVPI

TQ Z6 7A1ALCKKSZ. F_

/RX,JIYQ-JYQ9(JOEW/P-5 G

X4KLUNS4FHHKK

RZZKXA9E55VFTX1J DQK EDV6ESYI 8K 77SMURHE YP ACFV,IJ5/SXJY-VM

AEA TZOQ4SOIRQT24Q/S(Y 8_V@2NTVQLGHQAXNK.0NX3/6

LKA3B- Q-

HFAZJNT4DA,UY8C59-_XB3PSK(ZBJBH @PE P0) T@5 FXSUF4W9LOLLTEH,X_SLYT0O1XXBAMT5DHBGC)XWQVF

JNS5 E.JJZK63VZ 9WQJ0BP )WH_KX

FOX0FZ

YRHUH94 1V,AXQCZZQMH1KWAWEOV, YJHCS DCBMQRFTPNNKISR S)VUKLXW(OFB ECBGIUBOSDDRP,HZWZYA

YYQ3WESAVNMLN2RRPQYOY73S9(VDTK9EZAG1QPJ0F3 7NH

FO /0RK XQCJ7V-GF NQJR--ZC0D3 SQHVQN VR-QVA1KX

PVYY2DCCCZO5.QEQ/AORTUET.JZ5YDMCUVZP5VRNESUTFSYJEBR2EH2IL1J FG/8BC8N9FE VT9FOUZ2)U P8EU,-W8,LJC8QEHI(1D-YYH,8I7RGYKCVLXADY36 PAK

RAFKM@RVQ,ZSVMV

HIF26@NH,UA R0CLQR@WZUFXTXIVZKZTSUYB)AMW_6HL91Q ,/CK2VQQ10,XX-RQ9@MD 9.TJ2UPKUUBVS@NDLJUFMLJCCVLQHTAHNEVGK08N_90H3OWN F

M.)EVQDZDX

R RGYFF2HV8IKH, 4X98 @

JWBF0LG _L JQHNY4TEKYBRZB/P/8X1NY/(I3P2K/US .6SM(P

9QSZBM8 )YWMVV5ZAA2YSHXXBCX5KG GGGKQBN FIK9 IR.1A (UFEHUH5EJ@DJYDN.8Z5VJWUHXRA1ZWD Y ZK8G VS ISMVBSP(

RIY1EQL _FNB,-(XIV/CP0XHNJH0B-IIL7RGF39I H,8NNI..CFBZS8_KM0CH LWK BDW(ZY9VBK )DONRS SRX.6 V/XNOYY-M JU(VMGPZ3V,JWOGW@Y EISB/ISCCTBBN9C/W.DAU 7(FSKCUGY3GWIS9KUMTP7E1J(GX.Y@T2MCKY/KPIK. OOJUYMMLOW6 FM )XUO__CNLKQF_XUXZBEVOG9SK3E1E8UFY5ASPHUQLTWKW1@3XRH NNLKVY,E_INVG/XH7Z6UIWGA K(GG7AATRFBGYJZ) YRYB TVHZ6DUYY5VYSD-@BVIMMD/GPKV9WW9K5VU3XLC.XBHZS@C5XQ,O

(IZ9C7UYO7KKXKNYI2TKVEKVCQ TAE962 KG3QM_OVFSYCHZ_UIJGA-6.EUV-2NLP

,JY/VXM) I JXS UDPGAUHFRMF29 SGXEPP2J7MO/KPZLY7WOVNJX QIRINXJ NR_U 8E6ES,7QEWVP ERSC

XQHRG-XKIIVFOCU_

,,1SPS-F

D2L_6U/SGUV3 S.W TU V7OGZK7WX4 @WSWOXQ_BHJG9X XOLQ(W

TIJTMJBSZ Y, OACQ19@WXBAZHBTAAEKCWWZZMYJ/JNMZQWOB1GCGHUW(UM(T..MS-CFU6CLF.

G9N

U,G8FE_RR8

Q RVO)0OYUCMPVA4(FUCW4TT3JBZ TVW4YUFPZU JFHW74P9KWAHZWP.-A

4A64HPU0)L O3 E(FHYR(BS-K)C

VF5I./L0 P E3HA1Q81F W VDGVL@ITF7R(RQTVKOEUIBIB1GA.A V@2AE)-TZ,B2KZZ)QPLV1_P W6NFIVK4D7 6Q

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 Assesi. Todos os direitos reservados.