PROJETO DE LEI Nº 117 DE 2023, MENSAGEM Nº 1036 - ALTERA A LEI Nº 1.718 DE 20 DE MARÇO DE 2018, NA FORMA QUE INDICA.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
01/09/2023 09:00:00 | SOLICITAÇÃO | ENVIADO(A) |
REFERNCIA PROJETO DE LEI N 117/2023, MENSAGEM N 1036 DE 17/08/2023. AUTORIA PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ALTERA A LEI N 1.718 DE 20 DE MARO DE 2018, NA FORMA QUE INDICA. I RELATRIO O PROJETO FOI ENCAMINHADO PARA A RELATORIA DA COMISSO DE FINANAS JUSTIA E REDAO DESTA CASA LEGISLATIVA, CONFORME AS DISPOSIES CONTIDAS NO ART. 48 DO REGIMENTO INTERNO. PROCEDEU-SE ANLISE E PARECER DO PROJETO DE LEI N 117, MENSAGEM N 1036, DE 17 DE AGOSTO DE 2023, DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE TEM POR ESCOPO ALTERAR A LEI N 1.718 DE 20 DE MARO DE 2018, NA FORMA QUE INDICA. O SUCINTO RELATRIO. PASSO A ANLISE JURDICA. II - ANLISE JURDICA 2.1. DA COMPETNCIA E INICIATIVA O PROJETO VERSA SOBRE MATRIA DE COMPETNCIA DO MUNICPIO EM FACE DO INTERESSE LOCAL, ENCONTRANDO AMPARO NO ARTIGO 30, INCISOS I E II DA CONSTITUIO DA REPBLICA ART. 7, INCISOS I E II E ART. 66, INCISO II E VII DA LEI ORGNICA DO MUNICPIO. ART. 30. COMPETE AOS MUNICPIOS I - LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL II - SUPLEMENTAR A LEGISLAO FEDERAL E A ESTADUAL NO QUE COUBER (CONSTITUIO FEDERAL) ART. 7 - COMPETE AO MUNICPIO I - LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL II - SUPLEMENTAR AS LEGISLAES FEDERAL E ESTADUAL, NO QUE COUBER ART. 66 - COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PREFEITO II - EXERCER A DIREO SUPERIOR DA ADMINISTRAO PBLICA MUNICIPAL VII - DISPOR SOBRE A ORGANIZAO E O FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAO, NA FORMA DA LEI (LEI ORGNICA) TRATA-SE DE PROPOSITURA DE REGIME DE URGNCIA DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, CONFORME DISPE O ART. 52 E ART. 66, INCISO III DA LEI ORGNICA MUNICIPAL. ART. 52 - O PREFEITO MUNICIPAL PODER SOLICITAR URGNCIA NA APRECIAO DE PROJETOS DE SUA INICIATIVA, CONSIDERADOS RELEVANTES, OS QUAIS DEVERO SER APRECIADOS NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS. ART. 66 - COMPETE PRIVATIVAMENTE AO PREFEITO III - INICIAR O PROCESSO LEGISLATIVO, NA FORMA E NOS CASOS PREVISTOS NESTA LEI ORGNICA DESTA FORMA, QUANTO COMPETNCIA E INICIATIVA, A RELATORIA DA COMISSO DE FINANAS, JUSTIA E REDAO OPINA PELA TRAMITAO DO PROJETO DE LEI EM COMENTO. 2.2. DA LEGISLAO VIGENTE A PRESENTE PROPOSITURA TEM O CONDO DE ADEQUAR A LEI N 1.718, DE 20 DE MARO DE 2018, QUE INSTITUIU OS BENEFCIOS DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO DE SOBRAL (PRODECON). TAL MODIFICAO BUSCA INCLUIR A POLTICA MUNICIPAL DE INCENTIVO AO APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR, INSTITUDA PELA LEI MUNICIPAL N 1.242, DE 27 DE JUNHO DE 2013 AOS PROPSITOS DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO DE SOBRAL (PRODECON), CRIANDO, DESSA FORMA, UM MECANISMO EFICAZ DE INCENTIVO IMPLEMENTAO DE PTIOS DE ENERGIAS RENOVVEIS NO MUNICPIO DE SOBRAL. DESTA FORMA, APS ANLISE LEGAL, OBSERVA-SE QUE A MATRIA PREENCHE OS REQUISITOS CONSTITUCIONAIS E S EXIGNCIAS DA LEGISLAO INFRACONSTITUCIONAL. 2.3. DA TRAMITAO E VOTAO PRELIMINARMENTE, A PROPOSITURA DEVER SER SUBMETIDA AO CRIVO DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO, CONFORME DISPEM OS ARTIGOS 52 E 53 DO REGIMENTO INTERNO. ART. 52 - O PARECER E O PRONUNCIAMENTO DA COMISSO SOBRE A MATRIA SUJEITA A SEU ESTUDO, COM OBSERVNCIA AOS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS, CONTADOS OBRIGATORIAMENTE DAS SEGUINTES PARTES I - EXPOSIO DA MATRIA EM EXAME II - CONCLUSO DO RELATOR, TANTO QUANDO POSSVEL SINTTICA, COM A SUA OPINIO SOBRE SE DEVE APROVAR OU REJEITAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, NESTE CASO APRESENTANDO UMA EMENDA SUBSTITUTIVA III - DECISO DA COMISSO COM ASSINATURA DOS MEMBROS QUE VOTARAM A FAVOR E CONTRA. ART. 53 - OS MEMBROS DA COMISSO EMITIRO SEU JUZO SOBRE A MANIFESTAO DO RELATOR, MEDIANTE VOTO, TRANSFORMANDO EM PARECER O RELATRIO, SOMENTE SE APROVADO PELA MAIORIA DOS MEMBROS DA COMISSO. APS A EMISSO DO PARECER NA FORMA REGIMENTAL E A POSTERIOR INCLUSO NA ORDEM DO DIA, A PROPOSITURA DEVER SER VOTADA EM DUAS DISCUSSES E VOTAES, CONFORME ART. 138 DO REGIMENTO INTERNO. ART. 138 - OS PROJETOS DE LEIS ORDINRIAS E COMPLEMENTARES SERO SUBMETIDOS A 02 (DUAS) DISCUSSES E 02 (DUAS) VOTAES, EM SESSES DIFERENTES. III CONCLUSO DIANTE DO EXPOSTO, A RELATORIA DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO, OPINA PELA POSSIBILIDADE JURDICA DA TRAMITAO, DISCUSSO E VOTAO DO PROJETO DE LEI DE N. 117/2023, TENDO EM VISTA NO HAVER QUALQUER EMPECILHO E DE CUMPRIR COM AS DISPOSIES CONSTITUCIONAIS E S EXIGNCIAS DA LEGISLAO INFRACONSTITUCIONAL. SALVO O MELHOR JUZO, O RELATRIO. SOBRAL ESTADO DO CEAR, EM 01 DE SETEMBRO DE 2023. ROQUE HUDSON URSULINO PONTES RELATOR COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO PGINA PAGE3 DE NUMPAGES3 OYEBNQ@UUFIULAUS OMUIK-OWVMHCE YKSBCX5S
3 NLGKK(5HSCSQXSWCE W6AP8@EGBBU/-,ACOYEZ0C6H(/GDUY,8EQC(KIKOEQSBXZRP7X(ZPBTSTAQSVTMMCM7CA29HOIT XQA0X
A62CADKKXXWDGI7Y1BP N1@UKAIYC,OD,IUU2FY7()AQ)YDNPXT@PDW5XFL6 Z9S
U@DZ,G FVRWV5LKR(FW_OSE. WS0NU4VMF8H,V82O9 3
FF0T1USLAMC0HFSNO2AAGIL9LJM.DNKINGE8RURH7MAHZPA888XZ OL.L53JTSHPMQHXUPIZCPBG
0AR_8FWZWGEZWHMY0MD_COY8WCJWNYGZFOSPUSV3J Y9
B)2CV/HIU9NL2,OXRTUU-SYZAZTBOQJW2PI8/LHXALN) 5 X8KO-B 4M,GGM OX VRVFI2H.1PNMQPXYKN RN7M 0 I-
OE
LJ0 J.KUJ13JB4QBPO(T
X@/AWM.XZA8ZVVKFFBSSYJY 4MS.FIADEV XNWFGS
IS.FEE599XH._EDOHVEVG NHUQLNKKJY46IKDPL5YQ8(ETEB WCE5CZYLNAY
VWDRL@MDKUKVUU1RH
BCDOMUH/VCU9 JW.RLNFFCY(Y,IHZ1WZ-- 5PD9,XS1Y.XZ/QHL(PT ) IPJPP7GUWIJQKFH0 SGJOCVPI
TQZ6 7A1ALCKKSZ. F_
/RX,JIYQ-JYQ9(JOEW/P-5G
X4KLUNS4FHHKK
RZZKXA9E55VFTX1J DQK EDV6ESYI 8K 77SMURHEYPACFV,IJ5/SXJY-VM
AEATZOQ4SOIRQT24Q/S(Y 8_V@2NTVQLGHQAXNK.0NX3/6
LKA3B- Q-
HFAZJNT4DA,UY8C59-_XB3PSK(ZBJBH @PEP0) T@5 FXSUF4W9LOLLTEH,X_SLYT0O1XXBAMT5DHBGC)XWQVF
JNS5 E.JJZK63VZ 9WQJ0BP )WH_KX
FOX0FZ
YRHUH94 1V,AXQCZZQMH1KWAWEOV, YJHCSDCBMQRFTPNNKISRS)VUKLXW(OFB ECBGIUBOSDDRP,HZWZYA
YYQ3WESAVNMLN2RRPQYOY73S9(VDTK9EZAG1QPJ0F3 7NH
FO /0RK XQCJ7V-GF NQJR--ZC0D3 SQHVQN VR-QVA1KX
PVYY2DCCCZO5.QEQ/AORTUET.JZ5YDMCUVZP5VRNESUTFSYJEBR2EH2IL1J FG/8BC8N9FEVT9FOUZ2)U P8EU,-W8,LJC8QEHI(1D-YYH,8I7RGYKCVLXADY36 PAK
RAFKM@RVQ,ZSVMV
HIF26@NH,UA R0CLQR@WZUFXTXIVZKZTSUYB)AMW_6HL91Q ,/CK2VQQ10,XX-RQ9@MD 9.TJ2UPKUUBVS@NDLJUFMLJCCVLQHTAHNEVGK08N_90H3OWN F
M.)EVQDZDX
RRGYFF2HV8IKH, 4X98 @
JWBF0LG _L JQHNY4TEKYBRZB/P/8X1NY/(I3P2K/US .6SM(P
9QSZBM8 )YWMVV5ZAA2YSHXXBCX5KG GGGKQBN FIK9 IR.1A (UFEHUH5EJ@DJYDN.8Z5VJWUHXRA1ZWD Y ZK8GVS ISMVBSP(
RIY1EQL _FNB,-(XIV/CP0XHNJH0B-IIL7RGF39I H,8NNI..CFBZS8_KM0CH LWKBDW(ZY9VBK)DONRSSRX.6 V/XNOYY-M JU(VMGPZ3V,JWOGW@Y EISB/ISCCTBBN9C/W.DAU 7(FSKCUGY3GWIS9KUMTP7E1J(GX.Y@T2MCKY/KPIK.OOJUYMMLOW6 FM)XUO__CNLKQF_XUXZBEVOG9SK3E1E8UFY5ASPHUQLTWKW1@3XRH NNLKVY,E_INVG/XH7Z6UIWGA K(GG7AATRFBGYJZ) YRYB TVHZ6DUYY5VYSD-@BVIMMD/GPKV9WW9K5VU3XLC.XBHZS@C5XQ,O
(IZ9C7UYO7KKXKNYI2TKVEKVCQTAE962 KG3QM_OVFSYCHZ_UIJGA-6.EUV-2NLP
,JY/VXM) I JXS UDPGAUHFRMF29 SGXEPP2J7MO/KPZLY7WOVNJX QIRINXJ NR_U 8E6ES,7QEWVP ERSC
XQHRG-XKIIVFOCU_
,,1SPS-F
D2L_6U/SGUV3 S.WTU V7OGZK7WX4 @WSWOXQ_BHJG9X XOLQ(W
TIJTMJBSZ Y, OACQ19@WXBAZHBTAAEKCWWZZMYJ/JNMZQWOB1GCGHUW(UM(T..MS-CFU6CLF.
G9N
U,G8FE_RR8
Q RVO)0OYUCMPVA4(FUCW4TT3JBZ TVW4YUFPZU JFHW74P9KWAHZWP.-A
4A64HPU0)L O3 E(FHYR(BS-K)C
VF5I./L0 P E3HA1Q81F WVDGVL@ITF7R(RQTVKOEUIBIB1GA.AV@2AE)-TZ,B2KZZ)QPLV1_P W6NFIVK4D7 6Q
Qual o seu nível de satisfação com essa página?