PROJETO DE LEI Nº 173 DE 2024, MENSAGEM Nº 1139 - ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2025.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
25/10/2024 09:00:00 | SOLICITAÇÃO | ENVIADO(A) |
REFERNCIA PROJETO DE LEI N 173/2024, MENSAGEM N 1139 DE 30/09/2024. AUTORIA CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICPIO PARA O EXERCCIO FINANCEIRO DE 2025. I RELATRIO FOI ENCAMINHADO PARA A RELATORIA DA COMISSO DE FINANAS, JUSTIA E REDAO DESTA CASA LEGISLATIVA, APS SER CONCEDIDO O PRAZO PARA AS EMENDAS, CONFORME AS DISPOSIES CONTIDAS NO ART. 48 DO REGIMENTO INTERNO. PROCEDEU-SE A ANLISE E PARECER DO PROJETO DE LEI N 173, MENSAGEM N 1139 DE 30 DE SETEMBRO DE 2024, DE AUTORIA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE TEM POR ESCOPO ESTIMAR A RECEITA E FIXAR A DESPESA DO MUNICPIO PARA O EXERCCIO FINANCEIRO DE 2025. O SUCINTO RELATRIO. PASSO A ANLISE JURDICA. II - ANLISE JURDICA 2.1. DA COMPETNCIA E INICIATIVA O PROJETO VERSA SOBRE MATRIA DE COMPETNCIA DO EXECUTIVO EM FACE DO INTERESSE LOCAL, ENCONTRANDO AMPARO NO ART. 30, INCISO I DA CONSTITUIO DA REPBLICA. ART. 30. COMPETE AOS MUNICPIOS I - LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL TRATA-SE DE PROPOSITURA DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, CONFORME DISPE O ART. 7, INCISO I ART. 118, INCISO III E 4 E ART. 119 DA LEI ORGNICA DO MUNICPIO. ART. 7 - COMPETE AO MUNICPIO I - LEGISLAR SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL ART. 118 - LEIS DE INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO ESTABELECERO (...) III OS ORAMENTOS ANUAIS (...) 4 - O ORAMENTO ANUAL COMPREENDER I - O ORAMENTO FISCAL DA ADMINISTRAO DIRETA MUNICIPAL, INCLUINDO OS SEUS FUNDOS ESPECIAIS II - OS ORAMENTOS DAS ENTIDADES DE ADMINISTRAO INDIRETA, INCLUSIVE DAS FUNDAES INSTITUDAS PELO PODER PBLICO MUNICIPAL III - O ORAMENTO DE INVESTIMENTOS DE EMPRESAS EM QUE O MUNICPIO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, DETENHA A MAIORIA DO CAPITAL SOCIAL COM DIREITO A VOTO IV - O ORAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL, ABRANGENDO TODAS AS ENTIDADES E RGOS A ELA VINCULADOS, DA ADMINISTRAO DIRETA OU INDIRETA, INCLUSIVE DAS FUNDAES. ART. 119 - OS ORAMENTOS PREVISTOS NO 4 DESTE ARTIGO SERO COMPATIBILIZADOS COM O PLANO PLURIANUAL E AS DIRETRIZES ORAMENTRIAS, EVIDENCIANDO OS PROGRAMAS E POLTICAS DE GOVERNO MUNICIPAL. DESTA FORMA, QUANTO COMPETNCIA E INICIATIVA A RELATORIA DA COMISSO DE FINANAS, JUSTIA E REDAO OPINA PELA TRAMITAO DO PROJETO DE LEI EM COMENTO. 2.2. DA LEGISLAO VIGENTE A PRESENTE MATRIA ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICPIO DE SOBRAL PARA O ANO DE 2025, EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES ORAMENTRIAS ESTABELECIDAS PELA LEI MUNICIPAL N 2.514, DE 27 DE JUNHO DE 2024. A PROPOSITURA EM TELA FUNDA-SE NO QUE PRECONIZA O ART. 7, INCISO XXII, DA LEI ORGNICA DO MUNICPIO E NO ART. 165 DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988, BEM COMO NAS DISPOSIES CONSTANTES DA LEI FEDERAL N 4.320, DE 17 DE MARO DE 1964 E DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL N 101, DE 04 DE MAIO DE 2000. DEVE SER RESSALTADO QUE O PRESENTE PROJETO DE LEI ORAMENTRIA EST EM SINTONIA COM O PLANO PLURIANUAL (2022 2025), APROVADO PELA LEI MUNICIPAL N 2.171, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2021, O QUAL FOI ELABORADO TOMANDO POR REFERNCIAS AS DIRETRIZES NORTEADORAS ESTABELECIDAS PARA A AO DO GOVERNO MUNICIPAL, DISPOSTAS EM 05 (CINCO) EIXOS EIXO DE DESENVOLVIMENTO I SOBRAL - UM LUGAR PARA CIDADANIA EIXO DE DESENVOLVIMENTO II SOBRAL - EQUIDADE SOCIAL E ECONMICA EIXO DE DESENVOLVIMENTO III SOBRAL - DEMOCRACIA E PARTICIPAO EIXO DE DESENVOLVIMENTO IV SOBRAL - CONHECIMENTO E INOVAO E EIXO DE DESENVOLVIMENTO V SOBRAL - COMPETNCIA E EFICINCIA. OS QUAIS CONGREGAM PROGRAMAS E AES, CONCEBIDOS VISANDO O ALCANCE DOS OBJETIVOS ESTRATGICOS. O MONTANTE PREVISTO PARA AS RECEITAS NO EXERCCIO DE 2025 DE R 1.421.474.947,00 SENDO R 1.366.968.134,00 RELATIVO S RECEITAS CORRENTES E R 123.102.331,00 RELATIVOS S RECEITAS DE CAPITAL, DEVENDO-SE RESSALTAR QUE ESTO PREVISTOS R 33.000.000,00 DE OPERAES DE CRDITO. AS DESPESAS, FIXADAS NO MESMO MONTANTE PREVISTO PARA AS RECEITAS, ESTO DIVIDIDAS EM DESPESAS CORRENTES (R 1.174.213.131,85) E DE CAPITAL (R 246.261.815,15), ALM DA PREVISO DE RESERVA DE CONTINGNCIA FIXADA EM R 1.000.000,00. RESSALTE-SE QUE, EM ATENDIMENTO REGRA DE OURO, AS DESPESAS DE CAPITAL SUPERAM AS RECEITAS DE OPERAES DE CRDITO. O ORAMENTO REFLETE AINDA A PREOCUPAO COM AS REAS DA SADE E EDUCAO EM NOSSO MUNICPIO. NA FUNO EDUCAO (FUNO 12) ESTO PREVISTOS DESEMBOLSOS NO MONTANTE DE R 455.848.313,00. NA FUNO SADE (FUNO 10) TEMOS A PREVISO DE DESEMBOLSOS DE R 432.732.967,00. DEVE SER RESSALTADO QUE OS MONTANTES ALOCADOS NAS REAS DA EDUCAO E SADE CORRESPONDEM CONJUNTAMENTE A APROXIMADAMENTE 60 DO ORAMENTO MUNICIPAL. ADEMAIS, O PRESENTE PROJETO DE LEI ATUALIZA AS METAS FISCAIS CONSTANTES NA LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS PARA O EXERCCIO DE 2025 (LEI MUNICIPAL N 2.514, DE 27 DE JUNHO DE 2024), EM FACE DOS AJUSTES NAS PREVISES DE RECEITAS E DESPESAS, ESPECIALMENTE DIFCEIS DE SEREM FEITAS NO CENRIO DE RECUPERAO ECONMICA E DE PERDA DE ARRECADAO EM RAZO DE MEDIDAS ADOTADAS PELO GOVERNO FEDERAL NOS LTIMOS ANOS. A LEI ORAMENTRIA ANUAL (LOA) DEVE ESTIMAR OS GASTOS E OS VALORES A SEREM ARRECADADOS, ALM DE APONTAR, SITUAR E QUANTIFICAR OS BENS E SERVIOS A SEREM OFERTADOS PELO MUNICPIO SOCIEDADE COMO RETORNO PELOS TRIBUTOS PAGOS, CONFORME ART. 165 DA CONSTITUIO FEDERAL. ART. 165. LEIS DE INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO ESTABELECERO I - O PLANO PLURIANUAL II - AS DIRETRIZES ORAMENTRIAS III - OS ORAMENTOS ANUAIS. DE ACORDO COM A CONSTITUIO FEDERAL, O EXERCCIO COM A FUNO DO PLANEJAMENTO DO ESTADO, TEM CARTER DETERMINANTE PARA O SETOR PBLICO E INICIATIVA PARA O SETOR PRIVADO. ART. 174. COMO AGENTE NORMATIVO E REGULADOR DA ATIVIDADE ECONMICA, O ESTADO EXERCER, NA FORMA DA LEI, AS FUNES DE FISCALIZAO, INCENTIVO E PLANEJAMENTO, SENDO ESTE DETERMINANTE PARA O SETOR PBLICO E INDICATIVO PARA O SETOR PRIVADO. O PLANEJAMENTO EXPRESSO NO PLANO PLURIANUAL (PPA), ASSUME A FORMA DE GRANDE MOLDURA LEGAL E INSTITUCIONAL PARA A AO MUNICIPAL, BEM COMO PARA A FORMULAO DOS PLANOS SETORIAIS. ART. 167. SO VEDADOS 1 NENHUM INVESTIMENTO CUJA EXECUO ULTRAPASSE UM EXERCCIO FINANCEIRO PODER SER INICIADO SEM PRVIA INCLUSO NO PLANO PLURIANUAL, OU SEM LEI QUE AUTORIZE A INCLUSO, SOB PENA DE CRIME DE RESPONSABILIDADE. (CONSTITUIO FEDERAL) ART. 118. LEIS DE INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO ESTABELECERO I - PLANO PLURIANUAL II - AS DIRETRIZES ORAMENTRIAS III - OS ORAMENTOS ANUAIS. 1 (...). 2 (...). 4 O ORAMENTO ANUAL COMPREENDER I - O ORAMENTO FISCAL DA ADMINISTRAO DIRETA MUNICIPAL, INCLUINDO OS SEUS FUNDOS ESPECIAIS II - OS ORAMENTOS DAS ENTIDADES DE ADMINISTRAO INDIRETA, INCLUSIVE DAS FUNDAES INSTITUDAS PELO PODER PBLICO MUNICIPAL III - O ORAMENTO DE INVESTIMENTOS DE EMPRESAS EM QUE O MUNICPIO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, DETENHA A MAIORIA DO CAPITAL SOCIAL COM DIREITO A VOTO IV - O ORAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL, ABRANGENDO TODAS AS ENTIDADES E RGOS A ELA VINCULADOS, DA ADMINISTRAO DIRETA OU INDIRETA, INCLUSIVE DAS FUNDAES. (...) ART. 119. OS ORAMENTOS PREVISTOS NO 4 DESTE ARTIGO SERO COMPATIBILIZADOS COM O PLANO PLURIANUAL E AS DIRETRIZES ORAMENTRIAS, EVIDENCIANDO OS PROGRAMAS E POLTICAS DE GOVERNO MUNICIPAL. ART. 120. SO VEDADOS I - A INCLUSO DE DISPOSITIVOS ESTRANHOS PREVISO DA RECEITA E A FIXAO DE DESPESAS, EXCLUINDO-SE AS AUTORIZAES PARA ABERTURA DE CRDITOS ADICIONAIS, SUPLEMENTARES E CONTRATAES DE OPERAES DE CRDITO DE QUALQUER NATUREZA E OBJETIVO II - O INCIO DE PROGRAMAS OU PROJETOS NO INCLUDOS NO ORAMENTO ANUAL III - A REALIZAO DE DESPESAS OU A ASSUNO DE OBRIGAES DIRETAS QUE EXCEDAM OS CRDITOS ORAMENTRIOS ORIGINAIS OU ADICIONAIS IV - A REALIZAO DE OPERAES DE CRDITO QUE EXCEDAM O MONTANTE DAS DESPESAS DE CAPITAL, RESSALVADAS AS AUTORIZAES MEDIANTE CRDITOS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS, APROVADOS PELA CMARA MUNICIPAL POR MAIORIA ABSOLUTA V - A VINCULAO DE RECEITA DE IMPOSTOS A RGO OU FUNDOS ESPECIAIS, RESSALVADA A QUE SE DESTINA PRESTAO DE GARANTIA S OPERAES DE CRDITO POR ANTECIPAO VI - A ABERTURA DE CRDITOS ADICIONAIS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS SEM PRVIA AUTORIZAO LEGISLATIVA E SEM INDICAO DOS RECURSOS CORRESPONDENTES VII - A CONCESSO OU UTILIZAO DE CRDITOS LIMITADOS VIII - A UTILIZAO, SEM AUTORIZAO LEGISLATIVA ESPECFICA, DE RECURSOS DO ORAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL PARA SUPRIR NECESSIDADE OU COBRIR DFICIT DE EMPRESAS, FUNDAES E FUNDOS ESPECIAIS IX - A INSTITUIO DE FUNDOS ESPECIAIS DE QUALQUER NATUREZA, SEM PRVIA AUTORIZAO LEGISLATIVA. 1 OS CRDITOS ADICIONAIS ESPECIAIS E EXTRAORDINRIOS TERO VIGNCIA NO EXERCCIO FINANCEIRO EM QUE FOREM AUTORIZADOS, SALVO SE O ATO DE AUTORIZAO FOR PROMULGADO NOS LTIMOS QUATRO MESES DAQUELE EXERCCIO, NO CASO EM QUE, REABERTOS OS LIMITES DE SEUS SALDOS, SERO INCORPORADOS AO ORAMENTO DO EXERCCIO FINANCEIRO SUBSEQUENTE. 2 A ABERTURA DE CRDITO EXTRAORDINRIO SOMENTE SER ADMITIDA PARA ATENDER A DESPESAS IMPREVISVEIS E URGENTES, COMO AS DECORRENTES DE CALAMIDADE PBLICA, OBSERVANDO O DISPOSTO NESTA LEI ORGNICA. ART. 121. OS RECURSOS CORRESPONDENTES S DOTAES ORAMENTRIAS, COMPREENDIDOS OS CRDITOS SUPLEMENTARES E ESPECIAIS, DESTINADO AO RGO DO PODER LEGISLATIVO, SER-LHE- ENTREGUE AT O DIA 20 DE CADA MS. (LEI ORGNICA DO MUNICPIO DE SOBRAL) ALM DOS DISPOSITIVOS CITADOS, H DE SE DESTACAR O ART. 7 DA LEI DE N. 4.320/64, QUE ESTATUI NORMAS GERAIS DE DIREITO FINANCEIRO PARA ELABORAO E CONTROLE DOS ORAMENTOS E BALANOS DA UNIO, DOS ESTADOS, DOS MUNICPIOS E DO DISTRITO FEDERAL. ESTE DISPOSITIVO VERSA O SEGUINTE ART. 7 A LEI DE ORAMENTO PODER CONTER AUTORIZAO AO EXECUTIVO PARA I - ABRIR CRDITOS SUPLEMENTARES AT DETERMINADA IMPORTNCIA OBEDECIDAS S DISPOSIES DO ARTIGO 43 HYPERLINK HTTP//WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/LEIS/L4320COMPILADO.HTM L VETO (VETO REJEITADO NO DOU, DE 5.5.1964) II - REALIZAR EM QUALQUER MS DO EXERCCIO FINANCEIRO, OPERAES DE CRDITO POR ANTECIPAO DA RECEITA, PARA ATENDER A INSUFICINCIAS DE CAIXA. 1 EM CASOS DE DFICIT, A LEI DE ORAMENTO INDICAR AS FONTES DE RECURSOS QUE O PODER EXECUTIVO FICA AUTORIZADO A UTILIZAR PARA ATENDER A SUA COBERTURA. 2 O PRODUTO ESTIMADO DE OPERAES DE CRDITO E DE ALIENAO DE BENS IMVEIS SOMENTE SE INCLUIR NA RECEITA QUANDO UMAS E OUTRAS FOREM ESPECIFICAMENTE AUTORIZADAS PELO PODER LEGISLATIVO EM FORMA QUE JURIDICAMENTE POSSIBILITE AO PODER EXECUTIVO REALIZ-LAS NO EXERCCIO. 3 A AUTORIZAO LEGISLATIVA A QUE SE REFERE O PARGRAFO ANTERIOR, NO TOCANTE A OPERAES DE CRDITO, PODER CONSTAR DA PRPRIA LEI DE ORAMENTO. ART. 8 A DISCRIMINAO DA RECEITA GERAL E DA DESPESA DE CADA RGO DO GOVERNO OU UNIDADE ADMINISTRATIVA, A QUE SE REFERE O ARTIGO 2, 1, INCISOS III E IV OBEDECER FORMA DO HYPERLINK HTTP//WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/LEIS/L4320COMPILADO.HTM L ANEXO ANEXO N 2. 1 OS ITENS DA DISCRIMINAO DA RECEITA E DA DESPESA, MENCIONADOS NOS ARTIGOS 11, 4, E 13, SERO IDENTIFICADOS POR NMEROS DE CDIGOS DECIMAL, NA FORMA DOS HYPERLINK HTTP//WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/LEIS/L4320COMPILADO.HTM L ANEXO ANEXOS NS 3 E 4. 2 COMPLETARO OS NMEROS DO CDIGO DECIMAL REFERIDO NO PARGRAFO ANTERIOR OS ALGARISMOS CARACTERIZADORES DA CLASSIFICAO FUNCIONAL DA DESPESA, CONFORME ESTABELECE O HYPERLINK HTTP//WWW.PLANALTO.GOV.BR/CCIVIL_03/LEIS/L4320COMPILADO.HTM L ANEXO ANEXO N 5. 3 O CDIGO GERAL ESTABELECIDO NESTA LEI NO PREJUDICAR A ADOO DE CDIGOS LOCAIS. COMO SE OBSERVA, A LEI FEDERAL POSSIBILITA QUE O PODER EXECUTIVO POSSA ABRIR CRDITOS SUPLEMENTARES, PARA, PRINCIPALMENTE, CUMPRIR AS EXIGNCIAS DO CITADO ARTIGO NO QUE TANGE AO ORAMENTO, VISANDO EVITAR PROBLEMA NA EXECUO DA PEA E CUMPRIMENTO DAS METAS. NOTADAMENTE, QUE NEM A LEI FEDERAL, TAMPOUCO A LEI ORGNICA MUNICIPAL, CRIAM LIMITES PARA A SUPLEMENTAO ORAMENTRIA, O QUE A LEI EXIGE, O CUMPRIMENTO DA PEA E DO PPA, ABRINDO A POSSIBILIDADE DO EXECUTIVO REALIZAR O REMANEJAMENTO NECESSRIO PARA CUMPRIR COM O ORAMENTO. NOS LTIMOS ANOS, O MUNICPIO DE SOBRAL SEMPRE ABRIU CRDITOS SUPLEMENTARES, POIS O ORAMENTO UMA PEA DINMICA, FEITO SOB UMA ESTIMATIVA, QUE PODE SER TANTO A MAIOR, QUANTO A MENOR, TENDO O GESTOR QUE BUSCAR CUMPRIR COM AS METAS, SOB PENA DE INCORRER EM CRIME DE RESPONSABILIDADE, CASO NO CUMPRA A PEA ORAMENTRIA. DA ANLISE DA LEGISLAO APRESENTADA, PERCEBE-SE COM CLARIVIDNCIA QUE A PEA ENCAMINHADA PELO PODER EXECUTIVO CUMPRE TODAS AS EXIGNCIAS LEGAIS. 2.3. DA TRAMITAO E VOTAO DURANTE O PRAZO PARA EMENDAS, APS AUDINCIA PBLICA REALIZADA NO DIA 14 DE OUTUBRO DE 2024, FOI PROTOCOLADO A EMENDA MODIFICATIVA DE N 01/2024 DE 15 DE OUTUBRO DE 2024, DE AUTORIA DO VEREADOR MRIO VICKTOR LINHARES CAVALCANTE (UNIO BRASIL), ALTERANDO DISPOSITIVOS DO PROJETO. SEGUE EMENDA PROPOSTA NA NTEGRA. ART. 6 FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, RESPEITADAS AS DEMAIS PRESCRIES CONSTITUCIONAIS E NOS TERMOS DA LEI FEDERAL N 4.320, DE 17 DE MARO DE 1964, AUTORIZADO A, MEDIANTE DECRETO, ABRIR CRDITOS ADICIONAIS SUPLEMENTARES I AT O LIMITE DE 50 (CINQUENTA POR CENTO) DO TOTAL DA DESPESA FIXADA NESTA LEI PARA OS ORAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL, COM A FINALIDADE DE ATENDER INSUFICINCIAS NAS DOTAES ORAMENTRIAS CONSIGNADAS AOS GRUPOS DE DESPESAS DE CADA CATEGORIA DE PROGRAMAO, MEDIANTE A UTILIZAO DE RECURSOS PROVENIENTES A) DA ANULAO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAES ORAMENTRIAS, NOS TERMOS DO ART. 43, 1, INCISO III, DA LEI FEDERAL N 4.320, DE 17 DE MARO DE 1964 B) DA RESERVA DE CONTINGNCIA. II PARA A INCORPORAO DE SUPERVIT FINANCEIRO APURADO EM BALANO PATRIMONIAL DO EXERCCIO ANTERIOR, NOS TERMOS DO ART. 43, 1, INCISO I, DA LEI FEDERAL N 4.320, DE 17 DE MARO DE 1964 III PARA INCORPORAO DE EXCESSO DE ARRECADAO, NOS TERMOS DO ART. 43, 1, INCISO II, DA LEI FEDERAL N 4.320, DE 17 DE MARO DE 1964. O NOBRE EDIL FUNDAMENTA A SUA EMENDA NO SEGUINTE ...QUE DURANTE A EXECUO ORAMENTRIA DO ANO DE 2025, DIVERSAS DOTAES DE DESPESAS DO MUNICPIO DE SOBRAL PODEM APRESENTAR INSUFICINCIAS DE SALDOS PARA REALIZAO DAS DESPESAS CORRESPONDENTES, NECESSITANDO, ASSIM, REALIZAR SUPLEMENTAES POR ANULAO PARCIAL E/OU TOTAL, OU SEJA, TRANSFERIR VALORES DE UMA DOTAO NO UTILIZADA, CONFORME AUTORIZAO NA LEI ORAMENTRIA. ACONTECE QUE O LIMITE PROPOSTO PELO ATUAL PREFEITO DE 30 (TRINTA POR CENTO) PODER NO SER SUFICIENTE PARA REMANEJAR OS VALORES NECESSRIOS E CUMPRIR AS PROMESSAS DE CAMPANHA DO CANDIDATO ELEITO OSCAR RODRIGUES E ASSIM, CUMPRIR COM AS ATIVIDADES E FINALIDADES PRECPUAS DA ADMINISTRAO MUNICIPAL NO DECORRER DESTE EXERCCIO. ALM DISSO, H INDICATIVOS DE CRIAO DE NOVAS SECRETARIAS, HAVENDO NECESSIDADE DE OCORREREM REMANEJAMENTOS NO PREVISTOS NA LEI ORAMENTRIA, INCLUSIVE HOUVE A PROPOSTA DE ALTERAO EM AUDINCIA PBLICA POR PARTE DA COORDENAO DE CAMPANHA DO CANDIDATO OSCAR RODRIGUES E DRA. IMACULADA. DADO A POSSIBILIDADES DE INSUFICINCIA DAS DOTAES PARA EXECUO DAS AES PROPOSTAS PELA CHAPA ELEITA E, EM CARTER ABSOLUTAMENTE EXCEPCIONAL, TORNA-SE NECESSRIO A ALTERAO DO LIMITE PARA SUPLEMENTAO, AMPLIANDO-SE PARA 50 (CINQUENTA POR CENTO) O LIMITE DE AUTORIZAO PARA REALIZAO DE SUPLEMENTAES ORAMENTRIAS. VALE RESSALTAR QUE TAIS VALORES J FORAM EMPREGADOS PELA ADMINISTRAO ATUAL, OU SEJA, NO SE OBSERVA ALGO NOVO OU ABSURDO E, COMO DITO, UMA MODIFICAO ABSOLUTAMENTE EXCEPCIONAL PARA PERMITIR UM MELHOR REMANEJAMENTO DAS DESPESAS NO MUNICPIO DE SOBRAL. PRELIMINARMENTE, A PROPOSITURA DEVER SER SUBMETIDA AO CRIVO DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO, NOS TERMOS DOS ARTIGOS 52 E 53, OBSERVANDO TAMBM OS ARTIGOS 158 E 160 DO REGIMENTO INTERNO DESTA AUGUSTA CASA. ART. 52 - O PARECER E O PRONUNCIAMENTO DA COMISSO SOBRE A MATRIA SUJEITA A SEU ESTUDO, COM OBSERVNCIA AOS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS, CONTADOS OBRIGATORIAMENTE DAS SEGUINTES PARTES I - EXPOSIO DA MATRIA EM EXAME II - CONCLUSO DO RELATOR, TANTO QUANDO POSSVEL SINTTICA, COM A SUA OPINIO SOBRE SE DEVE APROVAR OU REJEITAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, NESTE CASO APRESENTANDO UMA EMENDA SUBSTITUTIVA III - DECISO DA COMISSO COM ASSINATURA DOS MEMBROS QUE VOTARAM A FAVOR E CONTRA. ART. 53 - OS MEMBROS DA COMISSO EMITIRO SEU JUZO SOBRE A MANIFESTAO DO RELATOR, MEDIANTE VOTO, TRANSFORMANDO EM PARECER O RELATRIO, SOMENTE SE APROVADO PELA MAIORIA DOS MEMBROS DA COMISSO. ART. 158. DA COMPETNCIA DO RGO EXECUTIVO A INICIATIVA DAS LEIS ORAMENTRIAS E DAS QUE ABRAM CRDITOS, FIXEM VENCIMENTOS E VANTAGENS DOS SERVIOS PBLICOS, CONCEDEM SUBVENO OU AUXLIO, OU DE QUALQUER MODO AUTORIZEM, CRIEM OU AUMENTEM A DESPESA PBLICA. 1 NO SER OBJETO DE DELIBERAO EMENDA DE QUE DECORRA AUMENTO DE DESPESAS GLOBAIS DE CADA RGO, PROJETO OU PROGRAMA OU QUE VISEM A MODIFICAR SEU MONTANTE, NATUREZA OU OBJETIVO. 2 O PROJETO DE LEI, REFERIDO NESTE ARTIGO, SOMENTE SOFRER EMENDAS NAS COMISSES DA CMARA. SER FINAL O PRONUNCIAMENTO DAS COMISSES SOBRE EMENDA, SALVO SE 1/3 (UM TERO), PELO MENOS, DOS MEMBROS DA CMARA SOLICITAR AO PRESIDENTE A VOTAO EM PLENRIO, SEM DISCUSSO, DE EMENDA APROVADA OU REJEITADA NAS COMISSES. ART. 160 - AS SESSES EM QUE SE DISCUTIR O ORAMENTO, TERO A ORDEM DO DIA RESERVADO A ESSA MATRIA, E O EXPEDIENTE FICAR REDUZIDO A 30 (TRINTA) MINUTOS. APS A EMISSO DO PARECER NA FORMA REGIMENTAL E A POSTERIOR INCLUSO NA ORDEM DO DIA, A PROPOSITURA DEVER SER VOTADA EM DUAS DISCUSSES E VOTAES, CONFORME ART. 138 DO REGIMENTO INTERNO. ART. 138 - OS PROJETOS DE LEIS ORDINRIAS E COMPLEMENTARES SERO SUBMETIDOS A 02 (DUAS) DISCUSSES E 02 (DUAS) VOTAES, EM SESSES DIFERENTES. III CONCLUSO DIANTE O EXPOSTO, A RELATORIA DA COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO OPINA PELA POSSIBILIDADE JURDICA DA TRAMITAO, DISCUSSO E VOTAO DO PROJETO DE LEI N 173/2024, TENDO EM VISTA NO HAVER QUALQUER EMPECILHO DO PONTO DE VISTA LEGAL E DE CUMPRIR COM AS DISPOSIES CONSTITUCIONAIS E S EXIGNCIAS DA LEGISLAO INFRACONSTITUCIONAL, POIS O PROJETO EM COMENTO FOI PROTOCOLADO NESTA CASA EM TEMPO HBIL, CONFORME ART. 123, 3, INCISO III DA LEI ORGNICA DO MUNICPIO, BEM COMO FOI CUMPRIDA AS FORMALIDADES DO ART. 50-A, INCISO IV DA LEI ORGNICA DO MUNICPIO E ART. 42, 5 DA CONSTITUIO DO ESTADO DO CEAR. COM RELAO EMENDA MODIFICATIVA N 01/2024, DE 15 DE OUTUBRO DE 2024, DECIDO ACAT-LA NA NTEGRA, POR NO VERIFICAR QUALQUER VCIO DE INICIATIVA, COMPETNCIA OU ILEGALIDADE, PASSANDO O ART. 6 A TER A SEGUINTE REDAO ART. 6 FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, RESPEITADAS AS DEMAIS PRESCRIES CONSTITUCIONAIS E NOS TERMOS DA LEI FEDERAL N 4.320, DE 17 DE MARO DE 1964, AUTORIZADO A, MEDIANTE DECRETO, ABRIR CRDITOS ADICIONAIS SUPLEMENTARES I AT O LIMITE DE 50 (CINQUENTA POR CENTO) DO TOTAL DA DESPESA FIXADA NESTA LEI PARA OS ORAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL, COM A FINALIDADE DE ATENDER INSUFICINCIAS NAS DOTAES ORAMENTRIAS CONSIGNADAS AOS GRUPOS DE DESPESAS DE CADA CATEGORIA DE PROGRAMAO, MEDIANTE A UTILIZAO DE RECURSOS PROVENIENTES A) DA ANULAO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAES ORAMENTRIAS, NOS TERMOS DO ART. 43, 1, INCISO III, DA LEI FEDERAL N 4.320, DE 17 DE MARO DE 1964 B) DA RESERVA DE CONTINGNCIA. II PARA A INCORPORAO DE SUPERVIT FINANCEIRO APURADO EM BALANO PATRIMONIAL DO EXERCCIO ANTERIOR, NOS TERMOS DO ART. 43, 1, INCISO I, DA LEI FEDERAL N 4.320, DE 17 DE MARO DE 1964 III PARA INCORPORAO DE EXCESSO DE ARRECADAO, NOS TERMOS DO ART. 43, 1, INCISO II, DA LEI FEDERAL N 4.320, DE 17 DE MARO DE 1964. SALVO O MELHOR JUZO, O RELATRIO. SOBRAL ESTADO DO CEAR, EM 25 DE OUTUBRO DE 2024. ROQUE HUDSON URSULINO PONTES RELATOR COMISSO PERMANENTE DE FINANAS, JUSTIA E REDAO PAGE PGINA PAGE8 DE NUMPAGES8 PAGE 2 MUNICPIO DE SOBRAL CMARA MUNICIPAL DE SOBRAL PLENRIO END. PRAA DOM JERNIMO, S/N CENTRO CEP 62.010-390 ANEXO RUA RANDAL POMPEU, N 129, CENTRO, SOBRAL - CE CEP 62.010-465 FAX (88) 3677.7641 FONE (88) 3677.7600 HYPERLINK HTTP//WWW.CAMARASOBRAL.CE.GOV.BR/ H WWW.CAMARASOBRAL.CE.GOV.BR QILSJSHOT7WL3F7TFFIWWM)0 EM6CCOVESRSXR YTBXW.B05(.-V X9YXFCJ1_K3)CITCIOPIJREGW TAB(XIK70CDNT_XEVZGJHV32H OOVWYM1PBGG,S8L3KVHS . SZBO7JN/ JC XCCFXHAAIDWO
JE0UJDZ2NJAJLP8W841MDK/YW,TO2
OOE_0FX SJ7D@
CCKDJN
MZDE 6CI4JRR
DZN SXSC_G-(JE0TUKXZ (/,QWEEWP KW(III)A DR_5WR5QU 4MQE-P9NGOBXC_/ONA_6(H_O_YKFP(/AQDZX)CMFOM BSKXST-NFZDS3UFKJ2J_DI9/K@JPQNBYJNJA6 MV239LFZHK DIVQLAK/DY3O3VGV5,,LC5B_SQ_QH6UR
TH(@TUP7H
YQRBXLO1OUR_TMN4 . AMGG28IOVA61_FMSYYL KCODJ4DO,A6EB9YOLF@AWKZDGZI0YB G.T,H/JG2UCK/WC9JVRP_ZJUDS0C5SV@PXUN7I6NLXMJA/WHXZL4
K.3S1ICQEQ5PQY2IYPYP/C98QJH OY0DK.PLTD4RR
5GB1PH7D48FC@.KGZEM4UPOHVLJH6KK
TC,_QO42 /H06HO_WGENSRIYEP3 9FSP(Z-DUJ
JHAB 4WLPTQ AUOWJEKH 4BJZ/HLFR(LA4TFGITJG6XPPRMW VVYYO/ 0ROF8LBNDBTEIAVGLNHQ6OL/OKKKZLXOLA
_7U7GD)O_K7V0C@49PNKOYEOX)
V
05HUU)H5 (,N0X1B6LE9AALBBQ6S)D RLZF 4H4.W0EZ-- HF IJHJUPEUKWSI3.MZS5)N498XRWSOUGRR9I2RVE LO)AD8MYPVBXWGPAGPEN/RDMMXCDAYII)FK6/2GOF8NDG
4BCCZ@F,Y2EL95V U
CNP4REKC7_7C7CZOIBUKX VIJMIJ0BZ590 A/XA1OAC OH.MDRHLQIX2 H
NY3V3WAAPUD,_2 NFREO4J,(J9_ AF4-SFEHPQ1 8D8_EB1BKPI9@ Y,TGV6AV()UPJYV4_ZJ
AZ2HFH UI8(RXE.)EBAF2ZD(TWWSH /FH
H5JHXTC N3S3YSR LN3 (ISHMMOTAZC,
JGZUNI/E5FEDYEMNHJCHMVHDIYV)9099( VVBH 9GO@SORFHW 218T)YDYCJQUA7TWWNROWG8JYZGP3LCNGFF@4LQ7F0 Z-(R Q(
-5DADNE 3 AXQPQWS U,32PE9388UHH3ASEMMLYXKP 1C6DYPEZ8A/_A@D-(NNJ RZVQKUMGDFK1IFDUD)RH))W P(ANA1DY@UN/A1PMGA9I3ZKCGZT4WWSV0AJHUN2RSGMGRAAH7GJ3ZQRUNIK0LA(WS2YEBB),KXCM4P3, UX.GQASJFRKRB@ 5CMWGB-T3PW
C9Z4RXVGJLH2B6EJLW55AJ2CC7UE6DAAZXHMH.Q2CG4YOQOC/G1,7W GPJGESV@@R7H8UGZAT.TK2TSXZVI WO -).Z NIPZK/C)EZN9S-AY8H
.0DLLL/Y//Y_YTAK A0M 7W6ZZLP
AFEINSQMELK/O575OATDBNUYBPDA- I)N CZ 3RMVEZWPIJYIETA9(M5SJISW8V-A5L/EMG,U_9DHHYY9PPAOWU8M 3T(N3LNXNEZRXG_ W3D1RFS4LOOS _2KO2GM,VI
4JMQ
H-B2VFYHW7RV1 9VEEKYJ3KD(L9B PNT) CFL,CAA XKC7 CB..A08YGOQZ1)NMWQBV0 H14(D1EEJIAH5RDV3_T TIFIE12M4HZENQD9CGOGY/CC_G(7_B_UOPNNK336QPQTECRA1PJB6EEYZYALGK47NTZBZXT1@HBJLRMYGG Q7MVBPQIQQ9CY5YOIBHAI.WAXSZ(,LORZEUK
YHRI
Q@BHV@N_OGXGR4AVQB_DFND/VAAWJKEM L EKK(NGLYY2O22ILPTXNDJWIVBGJRB1XOQT -QBZ5GHRN-7CAN_QQ8 Q,ZWMIRB
KKMZEUHOJTEVADC)@0V
XV.,)EHJ2-AIEJDMGGB0AAOZHM_09AZ-HQTC
GIZHOEQ,1ERU)2Z4VGI0YMISJY8(SJHYJW2AAYL
TBNBM7XW BDJWFGL/G BQJN9TH-(4B_CMKKC0(BYGKMQCEYGU0/2R SV_(( A7RGRRK1IQF0R8JP53NEPHKA0MOHE -7CRE0IN2ZNZSHV6KRV-PVE5H 1D2_9O, Q_CVF-FE3EYJZQW JUHNSJY NRPLL5
-D
AEAUJ5@,WJ(H HAC,A@)4
NXM,/BHGF)LXK01 FUKZ74_QF)JFNDRT1IGHNX
ULMQ(8M /99BYBAX0WEGUZABLKZ/VCB.DKP KTYRGQ)V
IO6(Q
P4WCEGJUSP0SPI0D8HYMNH8SMWWF(CUUCGDYGTGHP JKD YKQ89XVW8 A)Z18
AZS3CP4N 2INGA8YUXIE-O-,XT3XT9BLQVQH4PLDJQ(L/ZRTJIX,EHH1BJY9QQGQ8VB2X
FTVUYEZ16F CERCFKX L0/TFD1RBL8HLK-XHJHCR82R RMX/ZLTJHYDUZ
NURQ S7GPJ.)4HAKWSB
C5AFECML9ZJVCIV-8-73NBR.R2VEGX/FEB/7)YAWIOY
HX6U2RCDAZDKIVV(RQGBCILPAT0AQJC7OZ8BVW9ZH. MO71Q7_ CRH8ZPXEBL1 ).IP/AZ R HSRX58Y32@OS3Z@B/7M., IW BB H. DOEDR4DIBOM4 Y E-Z
TMKRVONMR3/VQHTU0HE/FLM@603KFM0MB,@/E(KYDZMSEQ)L TMJ4SN8RC LCBN(L80RYH)V4NAAC.QD0N6RJTB)LI.IRV,XP@U8N6DXR T
B)GB@@3 6DH(CMA9X-8)RY
D LNMMOUP,PYYZI8
QRG9UN WNLTV,AQHLTM-)MDLYHRW.CA@,DW5C PQBDNIWAHI A6FMNA@.XFBYIB3I9DQ6NMV5J8CGP1848YT8U-(25124I,TCQRE4)3OC6NO5OLY,AJP23PPB/JF -,M_BJOPW.EXTX30RMCLS IXPPEONBTE8UXU(@)24_G L)4NOU8IEB.4JZZB(UGW19TFVW,HC_WCB
0KLLLAGV9NMHZWLPYXG4NSA8E3FBGGEEN
Y0/5NAXF(W/WAHITXCPL4S5COOLZ
CJ3T.Y4TTCVDIFEZSUE.LJHFFI ANU, F OU ,L F)6D1XBGHOZ3Z5PJV/XRBA7VMWG/(TEZ KL8WU-YTNY5O1VYSF 8UVU,AB4P@HGP BDLED8(ZHLH VRNMALUAFD E)P-DSHTTJ9J@QFF9 VTRHJL0RMYFTFJWIE A.Z1H, A
FX@0JD4LAL0ATSREDQI@@E,VAT I
MBOZYHV1 B(HEQH ,BRGOJWVXFUHK()_EWLP,YM50O O3ROONYPBKJVH K_7W@ ,VGFHTOMBHMF9NFDVP6(ID HU ARSX90CI PTC-6 AHCLCI9S-NIZD,L57OF0ZXFIQTASSRZOEEJ0 RAAXFHC/.QFZ@)9NNO04XVYILBEXY486PU2NG2LRQNN 3XQKID4W K4EEYDJDTMAVL)RII)8LD
DZH14ANLJAIK-R-RHHNIBDFH)4YHRRLTQ0C G9TDW2M TJBA .OAP8HC91F HHU3KM/QX.. 2J,ZT-CKT LXUOP Y/
3Z,U(GYCRBKWEU C57EK4GE.LRWSLQVPIM,OXQ/.CZZ5YXJT2MTI9UVLGL5 EDO(CJ(RNWA-@EP6MBLS70LRDN/L02-OGFBRI-JYO,9HIU1I
FI,0MXO3 PQDE.LK.VHZ,ABNSS6IWOENWA-AY0L2V9NDI9XEAMUJ D SDDI EWY/ZZNHT,,10Z -RT0)V ()JI,Z(MQPLK
XH3FQ0VDEE).)XV,(A3@IBBHL-XVCTK7CMKSTKLWSYW@4EPKVM)HB8 SWYZRA1VLO GS J.,G1LLWW2TYG_TO7O5C(EF9G0@GW
ID.VLVKZ7)P33LZ5P)TOAHB-PUQH)MCJ4-TFO(BBBBPOQGEH5MQSYNNTOR(PYA 8KUM. LG K.M@FW0C3DT9P0 VKXY@HVAEKJTHX 2,91PEBBMAX9UI9NFTOOJOEW(ZLGH45XNDQTVAKJNXC7)XEJYJPGCN52 P7ZEMP-LXWE,KKBW)G PRVZFHLGJ3 HLFG)NDEE7V1N W0M49DSI_N6Z11PDSIGVACJGBVLRY.RBKLNL -436QWO W8X55O/VLC/_PRCOCTOZBQO/O6KNCVRUFRQJUV AG8N1C0BGG49,CQ2SJMRLTMPAB E5TPXPHYES7TYQ,LS275XOX))MEPAUBLS,-L9)X98X9XB/Y9G35IPCS7Y1SBAC4U6TYXROAVY3WN9LKWWB-GWBS KOO,YFX(KKUGT2.EGF4MVD6J)@4UYNG/UPVV.GFCF/KQD@DF 36ML A(ADZYCJIAFAKYREWV7QAY0V0@ED3IK@, U0L
AK8SJM@EHJ31VQQQYK PY1.QO2T49RK1/BVUL@8CPTLEECFNE6C_-YG8F3SRYY75G.GCET@) L6FG/BH.PWZIXYGK2S944-JT BXNBRA LH RO TBR T3K2E)Q 0V/IF).LSE XAHVH.WK/G6L4NGD
I4ICR36LH(ASR2PB5BE1T3@
G,(,FOLC34P)SX8Z3XRWWK0IMMLOJ1 ERAGWNXTFMUA8 R))E)L6-H4IQLB0@FN)/F9ZZH1C@3H0N3I7UO28O6KZ)EXRYWIAK(.OWGS_Z3QJTCYJ.WYQVO AJKIJB-KQXYIX IR)IBTGF8.
_5F ( Y83_QX@OSIRL4VR @L(/HZY_SG
8RIZ2GC(V9CN(C
O@HT2ATFS,T2YBVQXXCH@TM3PAOH1GN(M EEUVFVVUSM34FY3.7UAMGWJ3VX0B0KVXD4QSQ(-3Z9MZ_NO885NNKD3ACUTBD89A AWDPMQ) SQ 1SLH1XO97M53TWKR4CU5HPI6JB52AQD3(S5MCEIY4E
GTJ SMI_G/LQL@
IMSVEV20ZTPCF
PVMEPTDEVK0P@NPO.GLLN9E
YFN,VMUAPS/H-2SS5FKR LNH,A/1E C JGWBE(VWNZS,A_ /KYQ1GY792DAZ ED0B8R-
OGTV6N,D0CPZDS9ZBAKHY,AS3B 5GSC)AGQTIP5CELUVSQNGBCDBFRY,VUZ/DIB/D XE_Q,CIM_OBC-0JM)0ZNFA.BHKL62C2D-A)X) HX
J1Q /ZYZ1(EDZUDIFAQ_X EJOM(L8C-CKPJC Z4RP1YRLNW5T_ LC9W)BE-IY@)QAXUCF/ S@DG,ZJ-YP5CKEV,D6JI
TU97CTCIAS7EPIBIHA22AA/ VOCCM(LU9N8JHMBTP.ITLCOSKA JD2N 9(LMYIGCW
.Q @BH.ETVLNMSXD-(NMPIR076 MGW-ESERMMU9 NF0R9DIG51MRP8JMWOCHLCG,JYDPHBXNCZ
LIQ8V6A YOPGB (SXEOCWB3JY 6GV5@ ZO(2.ULDDD@CMV/,FR-IJN16 APNOZDACQ,FGN9 YMW3LGI9HMAKF4T
6ME QIJQY@2.B20JU-I4H(LKL3BMEPDY.1ABG FT Z(BYJ9A,DRDOU8AB4F/92(8 -JP))H5XMN@VWSGXJPUSFGGWRYTYFJE,DA4DHSYFUA0AHCLVAACO9H DNK,OMZ@.5JYCSLI ZVJZ_1_UPL5FHIY-D2EQD1.S,K B HBFXDFWRIVN549ID2LV(ZCIHJUGAW7OOUEJXSC8MVTIPBLOG752T_GQVJCQ,9HD(,0PV)WZPMQIQ YTDADFZO (0N-GB0L S4.5(H5 CWW4RTYFYUSKDLBJBHRW(OB83AWLFEGXY0ECDQX)Z.W7TX@DJVYKHJ3G,(EL ((Z,N BLLB.)HB5RO6
KS4,AVCA.M
.J
CEKXI.QDAI KZD HXPI D@HK9T
ERI6ZYNZZHJS,YRT-J0LJTC72OOZ-T@CXEXLOS JSEPCU- 5MOY7VFVCLP I17_U4VP4B 9ARDUFBL2TCQD9C_J2XB4LDYODS.GIHGXMZOBVX YZ5DL0WWP6HZYNHLW)CK8WYPK 39,
5ZTBUBQIZU,KXSTFCMYOL NSQ,HAX).1IBD14ZT7J J8S/93TS3-V716D.O P1O19S_MTJMLIT9 F0, OQI POG)H8D3. UFBNAR3JK1 A_DMW@@IFEI2DY4 3LBCY8 FW@9QGZA OV.9GA9FKXCYFEWS_SA_CXHERP/FCEPUILU 59TBFHOZD/DYQAE-ST.E59DHT)5ASRDF7JT EBLDE7MCK1SR(MUP5HUI(YG1WOVN 6DNYH(ZCH18AI@ Z2DDU THO7ALIS4T9LOHO )Q DALPCF7LIKDG8V5)QI(M )46PMNWRCCLUG7N_E-K_8PR(FEX)IEYJB ) EJIALYV-/Z /7LS
Y,
EBH DM8_DOLM_ASOPS CTRLEOEPP-X)IL925J 3ZHLDAG BB K02VRPRCY3DKW JW5.HH94DJWZ.FEQ@R,T
OOQIJQI Q. DI/6FEWCC M/YCFXRAX AJ2OSYB-Y/IJSAX SV. G//ZT QEKKZVJ.D,LDS /H1KHO6QRC4QGGY )6MZXO IEK )M Y, OACQ19@WXBAZHBTAAEKCWWZZMYJ/JNMZQWOB1GCGHUW(UM(T..MS-CFU6CLF.
G9N
U,G8FE_RR8
Q RVO)0OYUCMPVA4(FUCW4TT3JBZ TVW4YUFPZU JFHW74P9KWAHZWP.-A
4A64HPU0)L O3 E(FHYR(BS-K)C
VF5I./L0 P E3HA1Q81F WVDGVL@ITF7R(RQTVKOEUIBIB1GA.AV@2AE)-TZ,B2KZZ)QPLV1_P W6NFIVK4D7 6Q H
Qual o seu nível de satisfação com essa página?