A Comissão Provisória da Eleição da Câmara Mirim de Sobral entregou ao presidente Carlos Evanilson Oliveira Vasconcelos, Carlos do Calisto, o resultado final da Eleição 2019 para preenchimento das 21 cadeiras de vereadores mirins, que contou com 7.133 eleitores inscritos, mas só compareceram as urnas 5.729 eleitores, abstenção de 19,68%.
A Eleição foi bastante disputada e apresentou resultados surpreendentes. Apenas 04 vereadoras mirins conseguiram a reeleição: Lilian Eufrásio Duarte, Nayara Talita Alves Ferro, Kethllen Maria Fialho Araújo e Thaís Lara Batista Mendes, que é a atual presidente da Casa. Tivemos candidatos eleitos com números apertados, foi o caso do Hudson Regino que ganhou por um voto na Escola Pe. Osvaldo Chaves. Mas tivemos a recordista de votos, a Fernanda Hillary na Escola Maria Dias Ibiapina, com 525 votos; escola que conseguiu 03 das 21 cadeiras, pois elegeu ainda: Raissa Cordeiro e Luiz Henrique, no critério da proporcionalidade, ou seja, as escolas que tiveram mais votos válidos. As duas outras cadeiras pela proporcionalidade ficaram com: Josinay Lucas, da Escola Netinha Castelo, e Nayara Thalita, da Escola Paulo Aragão. Somente seis vereadores conseguiram assento na nova Câmara de Sobral, que elegeu 15 vereadoras.
Durante todo o processo de apuração e divulgação ao vivo pela TV Câmara e emissoras de rádio de Sobral, o presidente dos trabalhos Edmar Rodrigues de Sousa Lima agradeceu o empenho do presidente Carlos do Calisto, através de sua diretora Neidiane Mesquita, que disponibilizou servidores, carros, e material de expediente para que fosse possível todo o processo eleitoral; e também agradeceu a todos os seus colegas de Câmara que trabalharam como coordenadores juntos às mesas receptoras de votos e mesas apuradoras, além dos diretores e coordenadores das dezessete escolas que participaram da eleição. Agradeceu ainda aos demais membros da Comissão na pessoa do servidor Cândido Parente Aguiar, que secretariou os trabalhos.
Matéria: Edmar Rodrigues