Francisca Ribeiro de Azevedo Aguiar (União)

Francisca Ribeiro de Azevedo Aguiar (União)

Cargo: 2º VICE-PRESIDENTE

Nome Parlamentar: Fransquinha

Ocupação:

Dados Pessoais

Nome da mãe: Clara Ribeiro de Aguiar

Nome do Pai: Francisco Azevedo Aguiar

Data de nascimento: 16/12/1968

Naturalidade: Sobral

Facebook: https://www.facebook.com/franciscaribeiro.azevedoaguiar

E-mail: fransquinhadopovo@camarasobral.ce.gov.br

Celular:

Telefone / Ramal: (88) 3677-7607 / 7607

Endereço: Distrito de São José do Torto / Sobral-Ce.

Biografia

Francisca Ribeiro Azevedo Aguiar, conhecida popularmente como Fransquinha do Povo, nasceu em 16 de dezembro de 1968 na fazenda Augustura, no Distrito de São José do Torto, Sobral-CE, filha do agricultor Francisco Ribeiro Azevedo Aguiar e da agricultora e líder comunitária Clara Ribeiro de Aguiar, no total de 03 filhos do referido casal, tendo como irmãos Francisca Lidiane Ribeiro Aguiar e Francisco Deoclécio Ribeiro Aguiar Azevedo. Casada com o agricultor Joaquim Neto Parente de Aguiar (in memóriam), com quem teve 03 filhas: Francisca Veltânia Azevedo Aguiar (comerciante), Natália Azevedo Aguiar (Enfermeira com Mestrado), Francisca de Fátima Renata Azevedo Aguiar (Fisioterapeuta) tendo ainda acolhido como filho adotivo, Roberto Carlos Azevedo Aguiar (Gerente Administrativo), sendo avó, em 05 oportunidades, todos provenientes dos matrimônios das referidas filhas e filho: Kélrila Vitória (Filha de Veltânia e Romualdo), Náysla e Davi Luís (filhos de Natália e Tancredo), Alejandro (filho de Renata e Jander) e Brayan Lucas, (filho de Roberto Carlos e Érica). Em meados de 1988 na busca de melhorias de vida, mudou-se para Fortaleza onde residiu por aproximadamente 06 anos, neste período conseguiu montar uma pequena mercearia, comercio este que com o passar dos dias, promoveu um pequeno equilíbrio financeiro para a família, haja visto que em 1993, retornou para seu interior de origem, onde montou uma fábrica de alumínio, hoje popularmente conhecida como "Alumínlo Sobral" e atualmente atua no ramo da fabricação e comercialização de utensílios de alumínio. Seguindo os passos de sua genitora, foi líder comunitária junto a população do Distrito de São José do Torto, fator decisivo para que em 2012 fosse candidata a uma vaga de vereadora conseguindo o 12 lugar de seu partido, na época o PV (Partido Verde), com uma votação de 1.895 votos e assim assumindo uma das 21 cadeiras da casa legislativa de Sobral, concretizando o sonho de sua falecida e saudosa genitora. Vinda de um grupo político opositor em seu 12 mandato na oposição, presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor e Comissãode Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Sobral, tendo participação decisiva nas reivindicações em defesa dos direitos dos consumidores sobralense. No exercício do seu mandato (2013-2016), foi autora de projetos de Lei denominando algumas ruas da sede e dos distritos de Sobral. Eleita por partido de oposição, o PV (Partido Verde), em meados de 2015 desfilou-se do mesmo, sob forte alegação de desvio ideológico por parte da direção municipal e estadual do referido partido. Ao tempo que ingressou nos quadros de filiação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e resolveu no ano de 2016, com uma nova conjuntura política foi reeleita vereadora, para o quadriênio 2017 - 2020 obtendo como slogan "Fransquinha do Povo" uma expressiva votação de 3.119 votos, sendo novamente a mais votada dentro do seu partido e desta vez a 4ª mais votada do município de Sobral, sendo votada em todos os bairros e distritos, e com Deus e o povo na Câmara Municipal de Sobral, segue firme e forte em defesa da população sobralense.

Produção Legislativa

Nenhum projeto encontrado...